Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16208
Title: O ensino da química na perspectiva da literacia química: recursos didácticos para o ensino básico
Author: Teixeira, Dídia Cristina Sá Pereira Marques
Advisor: Martins, Isabel
Keywords: Ensino da química
Literacia
Recursos educativos - Ensino básico
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Defende-se hoje que o Ensino Básico deve, acima de tudo, dotar os alunos de competências que lhes permitam interagir com a sociedade em que se inserem, o que legitima as expectativas no sentido da formação de cidadãos capacitados para exercer a sua responsabilidade social. O processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico actualmente em curso, em Portugal, segue esta orientação e propõe um ensino das ciências no sentido da formação dos alunos para a literacia científica. Ora, neste contexto o movimento CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) assume-se como uma filosofia de ensino que muito se coaduna com os fins pretendidos. Para tal, é importante ter recursos didácticos consonantes com esta perspectiva, que suportem as práticas dos professores. O presente estudo teve por objectivo conceber e validar recursos didácticos CTS utilizáveis por professores e alunos, no âmbito do ensino e da aprendizagem do tema Sustentabilidade na Terra, no 3º ciclo do Ensino Básico. O percurso metodológico seguido incluiu várias etapas de entre as quais se destacam pela sua importância: a selecção de um contexto viável para a abordagem do tema Sustentabilidade na Terra; a planificação da abordagem CTS do referido tema; a formulação de questões-problema centradas nos domínios científico, social e tecnológico; a definição dos objectivos CTS na abordagem do problema em causa; a organização de estratégias de exploração das questões problema; a validação dos Recursos Didácticos por professores de Química qualificados e experientes. Optou-se, de uma forma fundamentada, pelo contexto geral “Barragem de Alqueva”. O produto final do presente estudo apresenta-se na forma de um Caderno de Recursos Didácticos CTS constituído por catorze actividades, organizado em Notas para o Professor, Tarefas para o Aluno e Resposta Adequada, concebidas para o contexto geral Barragem de Alqueva, e estruturadas em torno de quatro sub-temas orientadores: Água, Energia, Materiais e Resíduos. Com vista à validação dos Recursos Didácticos construídos planificou-se e realizou-se o Workshop “Sustentabilidade na Terra – perspectivas didácticas para a sua abordagem” que foi dinamizado pela autora e dirigido a um painel de treze Professores Avaliadores e no qual participaram também, como Avaliadoras Externas, duas professoras especialistas em formação de professores. VII O processo de validação evidenciou que na opinião dos avaliadores: o contexto Barragem de Alqueva é de grande relevância social e adequado à abordagem da temática Sustentabilidade na Terra; os recursos didácticos são adequados quanto ao interesse e extensão dos textos inseridos nas problemáticas desenvolvidas, quanto à adequabilidade da linguagem à faixa etária a que se destinam, quanto ao grau de profundidade dos objectos de ensino, favorecem o desenvolvimento de uma atitude crítica, favorecem o desenvolvimento de uma atitude investigativa, de recolha de dados e busca de informação complementar, contribuem para o desenvolvimento de atitudes de preservação do ambiente e contribuem para a compreensão do tema Sustentabilidade na Terra; as questões que constituem as Tarefas para o Aluno são, em geral, exequíveis pelos alunos a que se destinam. O processo de validação foi considerado quer pelos Professores Avaliadores, quer pelas Avaliadoras Externas, adequado aos objectivos do Workshop e, de um modo geral, muito importante na formulação de uma opinião sobre os Recursos Didácticos. As Avaliadoras Externas consideraram-no válido e fiável o que legitima as conclusões dele decorrentes. Deste modo, pode dizer-se que o contributo do presente estudo para a inovação no ensino da Química se reflecte no Caderno de Recursos Didácticos construído bem como na explicitação de uma metodologia útil para investigadores e professores interessados na concepção e construção de recursos CTS.
It is nowadays claimed that elementary education should, above all, provide students with the skills which will allow them to interact with the society they belong to. This legitimises expectations regarding the education of citizens who will be able to cope with their social responsibility. The undergoing Curricular Reorganisation of the elementary education system in Portugal, following this guideline, puts forward the teaching of science with the aim of educating students scientifically literate. Therefore, in this context the STS (Science - Technology - Society) Movement undertakes a teaching philosophy which combines perfectly with the pursued aims. It is consequently crucial to have the didactic resources that go along with this perspective, in order to support teachers' practice. The aim of this research is to conceive and validate STS didactic resources usable by teachers and students in the teaching and learning of the theme 'Sustainability on Earth', in the 7th, 8th and 9th grades of Elementary School (aged between 13 and 15). The methodology used in this study includes several stages from which, due to their importance, we would like to highlight the following: selection of a viable context; planning of an STS approach to the theme; formulation of problemquestions centred on the scientific, social and technological spheres; definition of the STS aims in the approach of the problem; organisation of strategies to explore the problem-questions; validation of didactic resources by qualified and experienced Chemistry teachers. Our option for the general context, made on solid grounds, was the Alqueva dam. The result of this research is presented in the form of an STS Didactic Resource Text, which comprises fourteen activities organised as Teacher's Notes, Student's Tasks and Answer Key. These materials, as previously mentioned, were conceived for the general context of the Alqueva Dam and structured in four sub-themes : Water, Energy, Material and Waste. In order to validate the suggested didactic resources we organised and carried out a workshop under the theme 'Sustainability on Earth - Didactic Views For Its Approach'. This workshop was addressed to a group of thirteen valuator teachers and it also had the participation, as external valuators, of two specialists in teacher training. The validation process showed that the context has a great social importance. It also showed this is a suitable approach for the development of the theme. It proved that the didactic resources were relevant and according to the interest and extension of the texts used in the study of the problems in discussion. As for the adequateness of the language used to the age group of the students for whom the materials were designed, as well as the level of difficulty, we may say that they favour the development of a critical attitude, of a investigative attitude in order to obtain data and complementary information. They not only contribute to the development of environment-friendly attitudes, as they help to understand the theme at stake. The questions put forward in the Student's Tasks booklet are in general adequated for the students they are addressed to. The validation process was considered, both by the valuator teachers and the external valuators, suitable for the aims of the workshop and very important in the formulation of an opinion about the didactic resources. The external valuators considered it valid and reliable, which legitimises the conclusions drawn from it. Thus, we can say that the contribution of this research towards the innovation in the teaching of Chemistry is reflected upon the Didactic Resources Text produced, and at the same time it makes clear that it is a useful approach for researchers and teachers who are interested in designing STS resources.
Description: Mestrado em Ensino de Física e Química
URI: http://hdl.handle.net/10773/16208
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DQ - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DFis - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf8.37 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.