Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16001
Title: Formação e profissionalidade: um estudo na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique
Author: Matavele, Hilária Joaquim
Advisor: Costa, Nilza
Roldão, Maria do Céu Neves
Keywords: Formação inicial de professores
Conhecimento profissional
Ensino básico - Moçambique
Profissão docente
Desenvolvimento das competências
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Visando analisar a Formação Inicial de Professores (FIP) do Ensino Básico em Moçambique, no intuito de captar como concorre para a construção da representação de profissionalidade na atividade docente, este estudo descritivo e interpretativo estrutura-se em duas dimensões complementares (extensiva e intensiva). Através dessas duas dimensões procurou-se explicitar os pontos críticos do objeto de estudo e produzir conhecimento sobre o mesmo. E, nessa linha, nas conclusões do estudo ficarão disponíveis possíveis contributos para a melhoria da sustentação e eficácia da formação inicial. Na dimensão extensiva, em função de descritores de profissionalidade associados ao reconhecimento social de uma atividade como profissional, definidos na literatura investigativa da sociologia das profissões e da educação, analisou-se a noção de profissionalidade que norteia a FIP. Essa análise foi desenvolvida com recurso ao estudo de documentos legais e curriculares, inquéritos por questionário a 289 formadores e por entrevista a 7 agentes-chave da formação de professores (gestores, académicos e formadores de professores). Na dimensão intensiva, concretizada num estudo multicaso (4 estudos de caso) envolvendo, essencialmente, 16 formadores de 4 instituições de formação de professores (polos), aprofundou-se a compreensão da visão de formadores de professores sobre profissionalidade, com recurso à observação de atividade docente e respetiva planificação, entrevistas semi-estruturadas a 4 gestores da Prática Pedagógica e estágio nesses polos, à luz do quadro teórico fundamentador dos caraterizadores de profissionalidade referenciais do estudo e dos resultados obtidos na dimensão extensiva. Os resultados do estudo denotam falta de sintonia entre o conceito de ensinar patenteado nos documentos e discursos dos agentes-chave da Formação de Professores (a indicar que ensinar é fazer aprender) e a prática letiva dos formadores, a denunciar que ensinar é entendido como expôr conteúdos/transmitir conhecimentos. Quanto aos caraterizadores de profissionalidade, discursivamente destacam-se como atributos reconhecidos ao professor: ser educador e profissional; possuir conhecimento específico para ensinar; ter a função e a responsabilidade de ensinar; ser inovador e investigador; e agir de acordo com o quadro deontológico associado à profissão. No entanto, estas representações entram em choque com a realidade, marcada por falta de poder dos professores sobre o currículo e sobre o conhecimento profissional, que não produzem nem controlam; baixas qualificações (possuem nível correspondente à 10ª classe); inexistência de um quadro deontológico específico e por uma prática docente dos formadores inscrita na racionalidade técnica e mais alinhada com uma dinâmica de funcionarização do que de profissionalização. Na esteira do isomorfismo pedagógico, da chamada naturalização das práticas de ensino, e da força da gramática escolar, o tipo de prática docente que marca a ação dos formadores tenderá a ser replicada pelos formandos quando professores. Aliás, os documentos curriculares parecem resumir o ser profissional ao facto de se possuir formação para professores. O estudo fundamenta a possibilidade de, nas políticas, se reforçar uma maior coerência entre discursos e práticas na visão de profissionalidade construída na FIP, aprofundar os pontos de descontinuidade detetados no estudo ou outros relevantes e trabalhar no sentido da clarificação do conceito de profissionalidade pretendida na Formação de Professores do Ensino Básico em Moçambique.
The analysis of Initial Teacher Education (FIP) of Basic Education in Mozambique in this study had been carried on order to capture how it contributes to build the representation of professionalism in the teaching profession. This descriptive and interpretative study is divided into two complementary dimensions (extensive and intensive) seeking to explain the critical aspects of the object of study and to produce knowledge about it. From the study findings possible contributions will be available to improve the sustainability and effectiveness of FIP. In the extensive dimension, based on professionalism descriptors associated with the social recognition of an activity as a professional, as defined in investigative literature of the sociology of professions and education, one had analyzed the notion of professionalism that guides the FIP, through the study of legal and curricular documents, questionnaire surveys to 289 teacher educators and interview to 7 key players of teacher education (managers, academics and teacher educatores). In the intensive dimension, embodied in a multi-case study (4 case studies) involving essentially 16 teacher educators from four teacher education institutions (branches), one had deepened the teacher educators views of professionalism, using observation of teaching activity and its planning, semi-structured interviews with four managers of Teaching Practice and internships in these branches, taking into account the theoretical framework which characterizes the professionalism of our study and the results of the extensive dimension. The results of the study show a lack of harmony between the concept of teaching emerged from the documental analysis and the speeches of the key players of Teacher Education - indicating that to teach is to make other to learn - and the teaching practice of educators, reporting that teaching is understood as to expose content/to transmit knowledge. In what concerns what characterizes professionalism, the results from the speeches of the participants show as recognized attributes of a teacher: to be educator and professional; to have specific knowledge for teaching; to have the role and responsibility to teach; to be innovative and researcher and act in accordance with the ethical framework associated with the profession. However these representations collide with reality in the Country, marked by little teachers power upon the curriculum and their professional knowledge, which they do not control neither produce; low teachers qualifications (level corresponding to 10th grade); absence of a specific ethical framework and a teaching practice of educators marked by a technical rationality perspective and more in line with a dynamic funcionarização rather than teacher as a professional. Thinking on pedagogical isomorphism, what has been referred to before make us believe on a tendency of a perspective replicated by students when teachers. Besides, the curriculum documents seem to sum up being professional to the fact that of having a formation in teacher education. The study contributes in a sustained way to the possibility to strength the coherence between discourse and practice in the professionalism vision built in the FIP, to deepen the discontinuity points detected in the study, and to work towards the clarification of the concept of professionalism in FIP.
Description: Doutoramento em Educação - Didática e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/16001
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento



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