Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16000
Title: | Caim, Gaspard, Melchior, Balthazar e demais cúmplices : jornada às avessas rumo à inefável transcendência |
Author: | Silva, Ana Margarida Santos da |
Advisor: | Pereira, Maria Eugénia |
Keywords: | Línguas, literaturas e culturas Diálogo Mito Grotesco - Literatura |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Tendo como ponto de partida a leitura intertextual das obras Caim, de José
Saramago, e Gaspard, Melchior et Balthazar, de Michel Tournier, encaradas à
luz da Teoria da Carnavalização do filósofo russo Mikhail Bakhtin, procura-se
estabelecer afinidades e antinomias passíveis de constarem na temática da
revisitação subversiva de mitos bíblicos.
Assim sendo, pretende-se concluir, nomeadamente, acerca da relevância do
diálogo efetuado pelos autores em torno da verdade oficial e sua
reinterpretação, ainda que insolente; da validade da viagem de iniciação,
enquanto lenitivo, “via-sacra” e demanda de absoluta Plenitude, empreendida
pelos heróis e pelos anti-heróis; do grotesco na representação carnavalesca
do corpo e da vida terrena; da presença de um discurso narrativo fazendo uso
de uma linguagem subversiva, onde grotesco, ironia e/ou paródia são
percetíveis; dos valores morais e ética social a preservar versus crítica
acérrima ao poder instituído; da queda do Homem e do confronto com Deus e
suas imperdoáveis limitações “humanas”; da presença do binómio entidade
divina/entidade mefistofélica e o modo como as várias vozes narrativas surgem
articuladas.
Concomitantemente, pretende-se comprovar que os textos de José Saramago
e Michel Tournier, embora mergulhando no desmascaramento, “profanação” e
aparente niilismo do Texto Bíblico, na dessacralização de um cosmos oficial e
na adoção do riso e impertinência enquanto catarse, longe de provocarem a
aniquilação do mito, antes concorrem para uma releitura profícua, pois repleta
de pluralidade de significados, onde o Transcendente, por oposição à
desilusão prodigalizada pela vida terrena, é objeto de revitalização;
pretendendo autores, narradores e leitores, postos em diálogo polifónico, a não
reiteração de modos perniciosos de “estar” e “ser”, mas um olhar lúcido e puro
sobre o futuro da Humanidade. Taking as a starting point the intertextual reading of Caim, work of José Saramago, and Michel Tournier’s Gaspard, Melchior and Balthazar, viewed in the light of Carnivalization theory of the Russian philosopher Mikhail Bakhtin, will be made an attempt to establish affinities and antinomies liable to be included in the theme of subversive revisiting biblical myths. Therefore, it’s intended to conclude in particular about the relevance of the dialogue accomplished by the authors around the official truth and its reinterpretation, even insolent; the validity of the journey of initiation, while soothing, "via-sacra" and demand of absolute fullness, undertaken by the heroes and the antiheroes; the grotesque in the carnival representation of the body and earthly life; the presence of a narrative discourse making use of a subversive language, where the grotesque, irony and/or parody are noticeable; the moral values and social ethics to preserve versus the fierce criticism to the institutional power; the fall of Man and the confrontation with God and their “human” unforgivable limitations; the presence of the binomial divine/Mephistophelean entities and how the several narrative voices arise articulated. Concomitantly, it’s intended to prove that the texts of José Saramago and Michel Tournier, in spite of diving into the unmasking, "desecration" and apparent nihilism of the Biblical text, the desecration of an official cosmos and the adoption of laughter and impertinence while catharsis, far from causing the annihilation of myth, they compete for a fruitful reinterpretation, full of multiple meanings, where the Transcendent, as opposed to disappointment lavished by earthly life, is a revitalizing object; intending authors, narrators and readers, put into polyphonic dialogue, not the reiteration of pernicious ways of "being" but a lucid and fresh look on the future of humanity. |
Description: | Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16000 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.