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Title: O envelhecimento ativo na perspetiva de pessoas idosas que frequentam a Universidade Sénior de Águeda
Other Titles: The active aging in the perspective of the old people that frequent the Senior University of Águeda
Author: Pereira, Juliana da Costa
Advisor: Melo, Elsa Maria de Oliveira Pinheiro de
Simões, João Filipe Fernandes Lindo
Keywords: Gerontologia
Envelhecimento
Aprendizagem activa
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem. Permite que as pessoas realizem o seu potencial físico, social, mental e de bem-estar ao longo da vida, bem como de participação na sociedade, ao fornecer-lhes proteção, segurança e cuidados adequados quando eles precisam. Com o presente estudo pretendeu-se, globalmente, saber qual a perspetiva das pessoas idosas que frequentam a Universidade Sénior de Águeda sobre o Envelhecimento Ativo e como valorizam os seus determinantes básicos durante este processo. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza descritiva, com uma abordagem qualitativa. Participaram vinte pessoas idosas, sendo quinze do género feminino e cinco do género masculino. Os participantes estavam inscritos na Universidade Sénior de Águeda, pelo menos desde o início do ano letivo. A técnica utilizada para a recolha de dados foi um guião de entrevista semiestruturada e para a análise destes dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo predominantemente indutiva. Relativamente aos resultados do nosso estudo, na perspetiva dos participantes, o conceito de envelhecimento ativo, circunscreve-se essencialmente a duas grandes áreas: a promoção da atividade e a necessidade de se manterem ocupados. Relativamente à primeira destacaram as suas componentes física e mental, as quais estão relacionadas com aspetos da saúde. Quanto à segunda área os participantes relacionaram-na com a participação social. Também nas entrevistas foi destacada a participação social como um determinante fundamental para o envelhecimento ativo, associada à convivência e à promoção de atividades por organizações de apoio social. Quanto à frequência da Universidade Sénior, as pessoas idosas referem que a frequentam pela promoção do envelhecimento ativo nomeadamente através das suas atividades nos diferentes domínios. Concluiu-se que as pessoas idosas participantes no estudo não têm conhecimentos acerca do conceito geral do envelhecimento ativo nem de todos os seus determinantes, é de salientar também o valor que as pessoas idosas dão à USEA. Em relação às implicações para a prática da gerontologia elas decorrem dos resultados, devido ao facto das pessoas valorizarem a importância da Universidade Sénior, é então necessário criar mais espaços que propiciem essas condições, pois não existem em todos os concelhos e por vezes situam-se nos centros das cidades, o que se torna de difícil acesso para as pessoas idosas que vivem nas periferias. Por outro lado, em relação à segurança, o determinante do envelhecimento ativo que não foi reconhecido pelas pessoas idosas, é necessário que exista formação acerca da segurança, tanto no ambiente doméstico de maneira a reduzir os riscos face a quedas e também em relação aos espaços públicos.
The active aging is a process to optimize the opportunities of health, participation and safety, to improve the quality of people’s life as they get older. It makes possible that people develop their physical, social, mental and well-being potential as life goes on as well as the participation in the society as it provides them protection, safety and appropriate cares when they need. With the actual work we intend, in a global way,to know the point of view of the aged who attend the Senior University in Águeda, about active aging and how they value their basic determinants during this process. This is an exploratory work, in a descriptive way with a qualificative approach.Twenty aged were involved, fifteen were female and five were male. They were inscribed in the Senior University in Águeda at least since the beginning of the school year. The technique we used to collect information was a guideline halfbuilt interview and to deal with the information we used predominantly the indutive way of contents analysis. In what concerns the results of our work, in the informers point of view the active aging concept is mostly restricted to two great areas: the activity promotion and the need to keep occupied. In what refers to the first one they stand out the physical and mental components which are related to health aspects; the second area is related to the social participation. In the interviews it was also stressed the social participation as a fundamental determiner to the active aging, in association with sociability and the promotion of activities by social protection organizations. In what the Senior University concerns the aged refer they attend it because it provides an active aging mainly through its activities in the different fields of action. We can conclude that the aged who participate in this work don’t know enough about active aging and all its determiners; we must point out the value the aged set on the USEA. In relation to the implications for the gerontology practice they come from the results ,due to the fact that the aged give value to the Senior University; therefore it’s necessary to create some spaces that propiciate those conditions because they don’t existe in every municipality and sometimes they are in town centers being difficult to those who live in the suburbs to arrive at them. On the other hand, in what safety concerns, the determiner to active aging that wasn’t recognized by the aged, it is necessary some learning about safety, not only in the familiar circle but also in public spaces to reduce the risks of downfalls.
Description: Mestrado em Gerontologia - Gestão de Equipamentos
URI: http://hdl.handle.net/10773/15942
Appears in Collections:DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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