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Título: O enoturismo e o mercado chinês: Portugal como destino
Autor: Henriques, Ana Marília Sacadura Martins Ferreira
Orientador: Breda, Zélia Maria de Jesus
Palavras-chave: Estudos chineses
Enoturismo
Turismo rural - Portugal
Turismo - Chineses
Destinos turísticos - Portugal
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O objetivo principal desta dissertação é relacionar o enoturismo com o maior mercado emissor de turistas do mundo – a China, nomeadamente no que diz respeito às potencialidades de Portugal como destino enoturístico para este mercado. Para o efeito, estruturou-se o trabalho de forma a dedicar um capítulo à caracterização do enoturismo, um segundo capítulo à caracterização do mercado emissor de turistas chinês com destaque para a caracterização do enoturismo na China e do enoturista chinês. Reservou-se um terceiro capítulo para proceder à caracterização de Portugal como destino de enoturismo, fazendo a caracterização da oferta e da procura, com particular enfoque para a procura chinesa. A metodologia de pesquisa desta dissertação assentou em revisão bibliográfica e na análise de dados fornecidos por fontes secundárias e terciárias, como estudos já conduzidos sobre o tema ou temas relacionados e dados quantitativos recolhidos junto das principais instituições nacionais e internacionais de referência. Apresentou-se a caracterização do enoturismo, em termos concetuais, mas sobretudo no contexto dos seus principais mercados de oferta. Com base na análise da oferta nestes mercados procedeu-se à recolha e apresentação de uma série de boas práticas internacionais, tanto no que toca ao enoturismo, como no que diz respeito a iniciativas de captação do turismo emissor chinês. Procedeu-se à caracterização do desenvolvimento do turismo emissor na China, da realidade do enoturismo na China e construiu-se um perfil do enoturista chinês.
The main objective of this dissertation is to relate the niche segment of wine tourism with the largest outbound tourism market in the world – China. We take particular interest in Portugal, whose image among international tourist operators is more and more associated with wine. In that sense, a major part of this work regards the characterization of Portugal as a wine tourism destination and its main assets to attract Chinese tourists. In terms of methodology, this study has an exploratory approach and is based mainly on literature review and secondary data. The findings of this work present a characterization of wine tourism, both conceptually and within its geographical context, characterizing its main markets and the shape in which the wine tourism product offers itself to visitors, namely Chinese tourists, around the world. The study analyses the development of Chinese outbound tourism, of wine tourism in China and it profiles the Chinese wine tourist. A benchmark analysis of the best global practices, both on wine tourism and on Chinese outbound market approach is also provided. Finally, the study provides insights into wine tourism in Portugal, characterizing both supply and demand, namely from the Chinese market.
Descrição: Mestrado em Estudos Chineses
URI: http://hdl.handle.net/10773/15888
Aparece nas coleções: DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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