Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15725
Title: A integração e compreensão do desenho na modelação 3D : enquadramento académico
Author: Araújo, Joel Melo de
Advisor: Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos
Keywords: Design
Desenho
Imagens tridimensionais - Ensino superior
Modelagem
Produção gráfica
Processamento de imagem
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na medida em que os produtos e os processos de criação são cada vez mais mediados digitalmente, existe uma reflexão recente acerca da relação entre as imagens e as ferramentas usadas para a sua produção. A relação natural e estreita entre a dimensão conceptual e a dimensão física abre a discussão ao nível da semântica e dos processos da projetação e manipulação das imagens, nas quais estão naturalmente incluídas as ferramentas CAD. Tendo o desenho um papel inequívoco e fundamental no exercício da projetação e da modelação 3D é pertinente perceber a relação e a articulação entre estas duas ferramentas. Reconhecendo o desenho como uma ferramenta de domínio físico capaz de expressar o pensamento que opera a transformação de concepções abstratas em concepções concretas, reconhecê-lo refletido na dimensão virtual através de um software CAD 3D não é trivial, já que este, na generalidade, é processado através de um pensamento cujo contexto é distante da materialidade. Metodologicamente, abordaremos esta questão procurando a verificação da hipótese através de uma proposta de exercício prático que procura avaliar o efeito que as imagens analógicas poderão ter sobre o reconhecimento e operatividade da ferramenta Blender num enquadramento académico. Pretende-se, pois, perceber como o desenho analógico pode integrar o processo de modelação 3D e qual a relação que mantém com quem elas opera. A articulação do desenho com as ferramentas de produção de design, especificamente CAD 3D, permitirá compreender na especialidade a articulação entre ferramentas de diferentes naturezas tanto no processo da projetação quanto na criação de artefactos visuais. Assim como poderá lançar a discussão acerca das estratégias pedagógicas de ensino do desenho e do 3D num curso de Design.
There is a recent concern in the relationship be-tween the pictures and the tools used for its production, to the extent that the products and processes of creation are mostly digitally mediated. The close relation-ship between conceptual and physical dimensions opens a discussion at the level of semantics, designing and image manipulation processes in which are naturally including CAD tools. Have drawing a crucial role in prototyping and projecting processes as well 3D modeling, it’s pertinent to understand the link between these two tools. Recognizing the drawing as a physical domain tool capable of expressing the thought that operates the transformation of abstract concepts into concrete conceptions recognize it reflected in the virtual dimension by a 3D CAD software is not trivial as this, in general, is processed through a thought which context is far from materiality. Methodologically we will discuss this issue looking for the verification of the hypothesis through a practical exercise of proposal that evaluates the effect of the analog images may have on the recognition and operability of the Blender tool in a academic context. It is intended to see how the analog drawings can integrate 3D modeling process and what relation-ship it has with whom they operate. The articulation of the drawing with the design software tools, specifically 3D CAD, will understand the relationship in the designing and creation of visual artifacts. As well launch a discussion on pedagogic strategies in drawing and 3D teaching in a Design course.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/15725
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf4.83 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.