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http://hdl.handle.net/10773/15641
Title: | Aplicação de um value stream map nos serviços após venda automóvel |
Author: | Oliveira, Lídia Marina Ferreira |
Advisor: | Rosa, Maria João Machado Pires da |
Keywords: | Engenharia e gestão industrial Minimização de resíduos Eficiência industrial Indústria automóvel |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O projeto desenvolvido tem como objetivo principal a melhoria da eficiência na
prestação de serviços de reparação de chapa e pintura na Caetano Auto
Colisão, através da aplicação de ferramentas associadas à filosofia Lean.
Apesar das ferramentas e técnicas lean estarem bem exploradas nas
empresas de produção e manufatura, o mesmo não se verifica em relação às
empresas da área dos serviços.
O Value Stream Mapping é uma ferramenta lean que consiste no mapeamento
do fluxo de materiais e informação necessários para a realização das
atividades (que acrescentam e não acrescentam valor), desempenhadas pelos
colaboradores, fornecedores e distribuidores, desde a obtenção do pedido do
cliente até à entrega final do serviço. Através desta ferramenta é possível
identificar as atividades que não acrescentam valor para o processo e propor
medidas de melhoria que resultem na eliminação ou redução das mesmas.
Com base neste conceito, foi realizado o mapeamento do processo de
prestação de serviços de chapa e pintura e identificados os focos de
ineficiência. A partir desta análise foram sugeridas melhorias que têm como
objetivo atingir o estado futuro proposto assim como tornar o processo mais
eficiente. Duas destas melhorias passaram pela implementação dos 5S na
sala das tintas e pela elaboração de um relatório A3 para o centro de lavagens.
O projeto realizado permitiu o estudo de um problema real numa empresa de
serviços, bem como a proposta de um conjunto de melhorias que a médio
prazo se espera virem a contribuir para a melhoria da eficiência na prestação
de serviços de chapa e pintura. The scope of this project is to improve the efficiency in the body repair and painting services at Caetano Auto Colisão, by applying tools associated with the Lean philosophy. Although the lean tools and techniques are well explored in the production and manufacturing companies, the same is not true for companies in the services area. The Value Stream Mapping is a lean tool that consists of mapping the flow of materials and information needed to carry out the activities (both value added and non-value added activities), performed by employees, suppliers and distributors, from the customer's request to the final delivery service. With this tool we can identify the activities that don’t add value to the process and suggest improvement measures that result in their reduction or elimination. Based on this concept, the mapping of the process of body repair and painting services has been done and its inefficiencies focus identified. From this analysis, improvements were suggested which aim to achieve the proposed future state as well as make the process more efficient. Two of these improvements have gone through the implementation of 5S in the painting shop and for the preparation of an A3 report to improve the process of vehicles valet washing. This project allowed the study of a real problem in a service business, and the proposal of a set of improvements that in the medium term are expected to contribute to a refined efficiency in the body repair and painting process. |
Description: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15641 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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