DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 Posicionamento estratégico da cidade de Coimbra face a potenciais concorrentes
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1558

title: Posicionamento estratégico da cidade de Coimbra face a potenciais concorrentes
authors: Simões, Ana Luísa Loureiro
advisors: Aibéo, Maria João
keywords: Gestão do turismo
Planeamento do turismo
Turismo urbano
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O reconhecimento dos impactos do turismo, a intensificação da competição entre destinos e o aumento da exigência dos visitantes contribuíram para o crescente reconhecimento da importância da competitividade de destinos turísticos. O turismo urbano também tem vindo a assumir uma importância crescente no sector do turismo. A análise de posicionamento de cidades pode contribuir significativamente para a identificação de estratégias destinadas a colmatar as fraquezas de uma cidade e maximizar as suas potencialidades, de modo a que essa cidade alcance uma posição superior e distinta relativamente aos destinos concorrentes. Apesar de já terem sido realizados diversos estudos para identificar a imagem que os visitantes têm de cidades, muitos destes estudos só se referem a uma cidade, e a maior parte dos estudos relativos a mais do que uma cidade referem-se a cidades de diferentes países, normalmente pré determinadas pelos investigadores. Adicionalmente, na maioria destes estudos não é analisada a influência das características socioeconómicas e da familiaridade com o destino na avaliação do posicionamento competitivo das cidades. A cidade de Coimbra é a terceira cidade com maior número de monumentos nacionais em Portugal, mas a estada média dos visitantes no concelho de Coimbra é muito inferior à estada média dos visitantes em Portugal. O objectivo desta tese é avaliar o posicionamento da cidade de Coimbra relativamente a outras cidades portuguesas que os próprios visitantes considerem ser os principais concorrentes de Coimbra. Esta dissertação permitiu avaliar se a cidade de Coimbra possui uma posição competitiva face aos concorrentes, fornecer sugestões para melhorar essa posição, identificar uma metodologia que pode ser utilizada para avaliar o posicionamento competitivo de cidades e analisar a influência de algumas características socioeconómicas e de familiaridade com o destino na avaliação do posicionamento de cidades. ABSTRACT: The recognition of tourism impacts, the intensification of competition among destinations and the increasing requirements of visitors have contributed to the growing recognition of the importance of tourism destinations competitiveness. Urban tourism has also been assuming an increasing importance in the tourism sector. The positioning analysis of towns may contribute significantly to identify strategies to overcome the weaknesses of a town and maximize its strengths, so that the city may reach a better and distinct position than the competing destinations. Despite several studies to identify the image that visitors hold about cities have been carried out, many of these studies only refer to one town, and most of the studies about more than one town, refer to towns of different countries, usually pre-determined by researchers. Additionally, in most of these studies the influence of socioeconomic characteristics and familiarity with the destination in evaluating the competitive position of towns is not considered. The town of Coimbra is the third town with the highest number of national monuments in Portugal, but the average stay of visitors in the municipality of Coimbra is much lower than the average stay of visitors in Portugal. The aim of this thesis is to evaluate the positioning of the town of Coimbra in relation to other Portuguese towns that visitors consider to be the main competitors of Coimbra. This thesis permitted to assess whether the city of Coimbra has a competitive position in relation to its competitors, providing suggestions to improve this position, to identify a methodology that can be used to assess the competitive position of towns and to analyze the influence of some socioeconomic characteristics and familiarity with the destination in the evaluation of the positioning of towns.
description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1558
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009001349.pdf5.59 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2