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Título: Crianças e cidadania: direitos de participação
Autor: Mendes, Inês Daniela Simões
Orientador: Gonçalves, Maria Manuela Bento
Palavras-chave: Ciências da educação
Educação para a cidadania
Desenvolvimento das crianças
Direito das crianças
Participação dos alunos
Alunos do básico 1º ciclo
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O projeto de investigação “Crianças e Cidadania: direitos de participação”, que aqui se apresenta, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de Aveiro. O principal objetivo do presente projeto foi escutar as vozes de um grupo de crianças, com idades entre os oito e nove anos de maneira a compreender como elas encaram o exercício dos seus direitos, em especial os direitos de participação e com elas construir formas de sensibilização dos adultos para esses mesmos direitos. Para o desenvolvimento do projeto de investigação, optou-se pela metodologia da investigação-ação participativa, por privilegiar a participação das crianças no processo de investigação, ultrapassando uma conceção de criança que a assimila meramente a objeto de estudo. Através da escuta e do diálogo com as crianças, estas tornaram-se conscientes dos seus direitos de participação e fizeram chegar até aos adultos as suas vozes, reivindicando os seus direitos.
The research project "Children and Citizenship: participation rights", presented here, was developed under the master's degree in Educational Sciences in the area of specialization in Social Education and Community Intervention at the University of Aveiro. The main objective of this project was to listen to the voices of a group of children, aged between eight and nine in order to understand how they perceive the exercise of their rights, particularly the rights of participation and with them build forms of making the adults aware of the same rights. For the development of the research project, we opted for the methodology of participatory action research, by favoring the participation of children in the research process, exceeding one conception of children that merely assimilates rhem to objects of study. Through listening and dialogue with children, they became aware of their rights to participate and did get up to adults their voices, claiming their rights.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/15475
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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