Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15458
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dc.contributor.advisorCosta,Rui Augusto dapt
dc.contributor.advisorMota,Jorge Humberto Fernandespt
dc.contributor.authorCampos,António Miguel Santos Nunespt
dc.date.accessioned2016-04-15T18:08:55Z-
dc.date.available2018-07-20T14:00:53Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15458-
dc.descriptionMestrado em Gestão e Planeamento em Turismopt
dc.description.abstractA adoção de práticas de earnings management por parte das empresas é uma verdade generalizada e transversal a vários sectores e nações. A falta de estudos empíricos de aplicação ao sector da hotelaria, torna pertinente a investigação deste fenómeno. Tendo como base o contexto do sector hoteleiro português, para o período entre 2006 e 2013, procurou-se compreender se, de facto, as empresas deste sector incorrem em práticas de earnings management para apresentar determinado resultado contabilístico e também apresentar as possíveis motivações. Neste sentido e de forma a obter resultados com a máxima aproximação à realidade, optou-se por utilizar duas metodologias distintas, e a partir das quais, foram formulados dois modelos de estimação. Os resultados obtidos permitem comprovar a premissa de que as empresas do sector hoteleiro português incorrem em práticas de earnings management e as principais motivações advém do endividamento, da rendibilidade dos ativos e da dimensão das empresas.pt
dc.description.abstractThe adoption of earnings management practices by firms is a widespread phenomenon and cuts across various sectors and nations. The lack of empirical studies with application to the hospitality industry makes it pertinent to investigate this phenomenon. Based on the context of the Portuguese hotel sector for the period between 2006 and 2013, this work sought to understand whether in fact, firms of this sector incur in such practices to provide specific accounting results and also demonstrate the possible motivations behind them. In order to obtain results close to reality, two different methodologies were used, and from which, two estimation models were formulated. The results obtained prove the premise that firms in the Portuguese hotel sector incur in practices of earnings management and the main motivations behind them are debt, return on assets and the size of firms.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão e planeamento em turismopt
dc.subjectGestão hoteleira - Portugalpt
dc.subjectGestão financeira - Hotelariapt
dc.subject.otherEarnings Managementpt
dc.subject.otherhotelariapt
dc.subject.otheraccrualspt
dc.subject.otherPortugalpt
dc.subject.otherdados em painelpt
dc.titleEarnings management: o caso da hotelaria em Portugalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2016-12-08T19:00:00Z-
dc.identifier.tid201567059-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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