DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 O papel social das empresas e a inclusão digital
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1542

title: O papel social das empresas e a inclusão digital
authors: Lima, Leonam Matos Correia
advisors: Gouveia, Joaquim José Borges
keywords: Gestão da informação
Sociedade da informação
Empresas
Novas tecnologias da informação
Novas tecnologias da comunicação
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O tema da responsabilidade social das empresas no Brasil é já bastante difundido e vem sendo praticado há algumas décadas por empresas pioneiras. No entanto, poucas são as pesquisas que relacionam as ações sociais das empresas brasileiras com os programas de inclusão digital. Na sua grande maioria, as ações de responsabilidade social das empresas aparecem associadas a algum tipo de compensação face às suas atividades de negócio, através de ações filantrópicas direcionadas à geração de uma boa imagem empresarial ou ainda por meio de marketing relacionado a problemas sociais não resolvidos pelo governo. Esta dissertação visa justamente verificar como as ações sociais das empresas podem contribuir para o processo de inclusão digital. Neste estudo de caso serão analisadas as iniciativas de inclusão digital desenvolvidas pela Fundação Bradesco; Comitê para Democratização da Informática; e Phillips da Amazônia. ABSTRACT: Social responsibility has been a reality at brazilian companies for at least a decade. However just a few researches show that a social responsibility politicy includes digital education programs. The most of brazilian companies use social responsibility programs as a way to create a better corporation image, by adopting superficial social actions or using massive marketing to show social issues not solved by the government. This arcticle intends to analyze how social responsibility programs may contribute to digital education. This study analyses an education institute (Fundação Bradesco), an non governmental institute (Comitê para Democratização da Informática) and an industrial company (Philips da Amazônia) social responsibility programs.
description: Mestrado em Gestão da Informação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1542
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008001272.pdf415.58 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2