DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1533

title: mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior
authors: Rodrigues, José Luís Sousa
advisors: Gouveia, Luis Manuel Borges
keywords: Ensino à distância
E-learning
Tecnologia educativa
Sistemas de comunicação móveis
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A mudança de paradigma da educação e a evolução dos dispositivos móveis permitiu criar condições para o surgimento do conceito de Mobile Learning ou m-Learning. Este recorre ao uso de tecnologias móveis para melhorar a experiência de aprendizagem. O presente trabalho propõe-se demonstrar, concretizar e avaliar o valor da mobilidade na educação, através das potencialidades do m-learning no ensino superior. A demonstração é feita por via da construção de um sistema, baseado na arquitectura cliente/servidor (sobre http) optimizado para dispositivos móveis, nomeadamente PDAs Este sistema é constituído por dois módulos: MyWorkspace e FormManager. O módulo MyWorkspace disponibiliza on-line todos os recursos existentes nas áreas de trabalho de cada utilizador da plataforma de ensino colaborativo Sakai, da Universidade Fernando Pessoa (UFP), esta interligação é feita através de um Web service disponibilizado para o efeito. O FormManager possibilita ao docente construir formulários de interacção (testes ou inquéritos) para disponibilizar em contexto de sala de aula. Estes são realizados através dos dispositivos móveis, o docente obtém os resultados de forma contínua e em tempo real através do seu PDA ou Pocket PC. Após os testes do protótipo a avaliação foi efectuada por um grupo de dezanove alunos e de três docentes. Dos resultados destaca-se o módulo MyWorkspaces por ser útil ou mesmo bastante útil, uma vez que torna mais fácil o acesso aos conteúdos. A inovação e melhoria de ensino/aprendizagem bem como o facilitar e fomentar a interacção entre os intervenientes na sala de aula, são resultados inferidos da avaliação do sistema proposto. Os dois grupos (alunos e docentes) afirmam, de forma maioritária, que estariam disponíveis a utilizar o protótipo em ambientes de aprendizagem. É possível afirmar que o protótipo tem uma apreciação global positiva. Foi igualmente conduzido um estudo prévio sobre a usabilidade, portabilidade e interactividade entre os actores e o sistema, segundo a avaliação efectuada, cujos resultados são reportados. ABSTRACT: A paradigm change on education along with the evolution of mobile devices allows the creation of the Mobile Learning concept (also known as m-learning). M-learning takes advantage of mobile technologies to improve the learning experience. This work intends to demonstrate and assess the use of mobility to support the learning, in a higher education context. The demonstration is made by the development of a prototype, based on a client/server architecture (under http), optimised for mobile devices as PDAs. The proposed system is composed by two modules: MyWorkspace and FormManager. The MyWorkspace module allows on-line access to resources from works areas available for each user of the collaborative learning environment (base don Sakai technology) of the University Fernando Pessoa. This integration is made by using a Web service. The FormManager module allows a given teacher to build interaction forms (tests and quizzes) to be used in a classroom context. The interactive forms are to be used by móbile devices and the teacher gathers information in real time with its own PDA or Pocket PC. Following the prototype tests, its evaluation was conducted with a group of nineteen students and three teachers. The collected results show that the MyWorkspaces module was considered as useful or very useful as it turns resources access even more easily. Additionally, the system evaluation allows to infer that such facilities allow both the innovation and the increasing of the learning experience in classroom. Both groups (students and teachers) majority agree that they would use the prototype in another learning context. Thus the prototype as received a global positive evaluation. It was also conducted a preliminary study on usability and portability between the system actors and the system itself; the results are also briefly reported in this work.
description: Mestrado em Gestão da Informação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1533
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008001205.pdf5.28 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2