Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1527
Title: A realidade oculta das visitas de estudo enquanto subsegmento do mercado escolar, no âmbito do turismo
Author: Levin, Natasha Pinheiro
Advisor: Kastenholz, Elisabeth
Malta, Paula Alexandra Monteiro Simões
Keywords: Turismo
Turismo
Educação cultural
Projectos educativos
Viagens de estudo
Defense Date: 2006
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe-se conhecer a amplitude e importância do mercado das visitas de estudo, subsegmento do mercado escolar, existente no distrito de Viseu, assim como o seu impacte económico e sócio-cultural. O livro é composto por uma parte teórica, onde se faz referência aos conceitos de turismo, criança e educação, cujo cruzamento dá origem ao mercado escolar, assim como a problemática do conceito de criança e a importância do marketing enquanto ferramenta indispensável para a actividade turística. Já a parte prática, tomou como estudo de caso o distrito de Viseu e visou o conhecimento detalhado da importância do mercado das visitas de estudo nesta circunscrição administrativa. Para o efeito procedeu-se ao levantamento de dados, feito no Centro da Área Educativa de Viseu, de todas as visitas de estudo realizadas durante o quinquénio 1999-2004 e a realização de um questionário junto dos professores de cada uma das escolas dos 14 concelhos que fazem parte do distrito de Viseu, sobre a importância que a publicidade recebida nas escolas adquire no âmbito da tomada de decisão das visitas de estudo, contribuem para o conhecimento e valorização do mercado em questão. ABSTRACT: The present study aims to present the breadth and importance of the field trip market, a sub-segment of the schools market, in the district of Viseu, as well as its socio-cultural and economic impact. The book is made up of an empirical part on the subject of educational tourism and tourism for children, which together combine to make up the schools market, as well as raising issues surrounding the concept of the child and the importance of marketing as an indispensable too1 in any tourism activity. In the practical section, a contribution to increasing the recognition and raising the profile of the market in question is made by the important survey carried out by the Centre for the Viseu educational Area, covering all of the field trips made over the five years between 1999 and 2004, and the implementation of a survey of the teachers in every school in the fourteen council areas that make part of the district of Viseu, concerning the importance of the publicity materials they receive when taking decisions on field trips.
Description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento do Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1527
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008000465.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.