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 Redes de cooperação entre empresas : caso das redes de Nova Friburgo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1526

title: Redes de cooperação entre empresas : caso das redes de Nova Friburgo
authors: Faria, Luísa Filipe
advisors: Azevedo, Américo Lopes de
keywords: Gestão de empresas
Redes de empresas
Pequenas e médias empresas
Competitividade das empresas
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A tendência mundial que se vem observando é a transformação do mundo numa verdadeira aldeia global. Neste ambiente, apenas os mais fortes conseguem sobreviver. Entretanto, pode-se constatar que nem todas as pequenas e médias empresas têm condições de se modernizar o suficiente para competir nesse cenário econômico. Logo, surge a necessidade dessas empresas adotarem atitudes inovadoras para garantir sua perpetuação no mercado. Uma das saídas encontradas por essas empresas é a cooperação entre si, formando diversos tipos de alianças em redes. Uma grande barreira que desestimula a formação das redes de cooperação é a falta de confiança entre as diversas empresas. E necessário mudar a cultura empresarial de forma a conscientizar os empresários de que é possivel estabelecer relações estratégicas muito estreitas, mantendo a individualidade de cada parte e assegurando o diferencial competitivo mais facilmente. Com a dissertação desenvolvida, procurou-se responder a questão de investigação principal de verificar quais as vantagens que a cooperação pode trazer para cada parte envolvida, somando um diferencial competitivo. Este trabalho apresenta alguns casos de sucesso de redes de empresas, com diferentes tipos de relações entre as empresas, mostrando que é possivel obter vantagens a partir da cooperação e conquistar espaço no mercado. Além disso, como o estudo de caso considerado trata de empresas inseridas no setor têxtil e de confecções, o presente trabalho também apresenta uma análise critica deste setor no Brasil e suas perspectivas futuras. Como foi observado, é possível concluir que as relações de cooperação podem ser uma excelente alternativa para as empresas têxteis brasileiras, trazendo várias vantagens para o setor. Porém, para se engatilhar este processo deve-se necessariamente mudar a cultura das empresas. ABSTRACT: The actual global tendency is the transformation of the world into a global village. In this environment, only the strongest can survive. However, it can alço be evidenced that some small companies don't have conditions to become sufficient modern to compete in the economic scene. So, these companies have the necessity of adopting innovative attitudes to guarantee their perpetuation in the market. One of the possible ways, discovered for these companies, was to start to cooperate between itself, forming diverse types of alliances. An important barrier that discourages the enterprise network is the lack of trust between the diverse companies. It is necessary to change the enterprise culture, in an attempt of show to the entrepreneurs that it is possible to establish very strategically narrow relationships, keeping the individuality of each part and alço assuring a crucial competitive differential. With the developed work, there was an objective to answer the question of main inquiry to verify which advantages cooperation can bring for each involved part, adding a competitive differential. The present study shows some successful cases of enterprise network, with different types of relations established between the companies, showing that it is possible to get advantages from the cooperation and to conquer space in the market. Moreover, as the considered case of study deals with companies inserted in the textile sector, this work looks for to make an analysis of this sector in Brazil evidencing its future perspectives. As could be obse~edin the end of this work, it is possible to conclude that the cooperation can be an excellent alternative for the Brazilian textile companies, bringing some advantages for the sector in general. However, to start this process the companies' culture must be necessarily changed.
description: Mestrado em Gestão de Operações
URI: http://hdl.handle.net/10773/1526
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