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 Novos saberes básicos dos alunos, novas competências dos professores : um estudo no âmbito da supervisão da formação de professores do 1º ciclo do ensino básico na Universidade de Aveiro
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1478

title: Novos saberes básicos dos alunos, novas competências dos professores : um estudo no âmbito da supervisão da formação de professores do 1º ciclo do ensino básico na Universidade de Aveiro
authors: Silva, Ana Filipa Almeida da
advisors: Sá-Chaves, Idália da Silva Carvalho
keywords: Formação de professores
Supervisão de professores
Professores do básico 1º ciclo
Competência pedagógica
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: As mudanças sociais que, na actualidade, pressionam e desafiam a Escola, nomeadamente quanto aos papéis, funções e desempenho dos professores, implicam a necessidade de repensar a sua formação para que possam responder mais adequadamente aos desafios emergentes. Estes têm particularmente a ver com os novos saberes que essas condições exigem a todos os cidadãos e que são entendidos, do ponto de vista epistemológico, como saberes para agir responsavelmente. Assim, o principal objectivo deste estudo consiste em aprofundar o conhecimento acerca das ambiências e culturas de formação inicial de professores do 1. º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, nomeadamente dos processos de supervisão ao nível da disciplina de Prática Pedagógica, tendo em consideração que as características de monodocência dos profissionais deste ciclo de ensino pressupõem um perfil de competência específico. A investigação, de natureza qualitativa, desenvolveu-se de acordo com as abordagens próprias da complexidade e da sistémica, das quais relevamos os princípios da totalidade em que os fenómenos são percebidos como sistemas globais e dinâmicos e da recursividade ao admitirmos a possibilidade de uma relação dialéctica entre os diversos subsistemas considerados. Do ponto de vista metodológico, no sentido de construir uma visão integrada do objecto em estudo, foi utilizado um conjunto de procedimentos específicos (mixed-methods), nomeadamente análise documental, inquirição por questionário e por entrevista semi-estruturada. O questionário foi aplicado à totalidade de licenciados em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro, compreendendo o período de 1998 até 2005. A entrevista foi realizada junto de supervisores (cooperantes e institucionais) que vêm acompanhando os núcleos de Prática Pedagógica, no decurso e ao longo do 4.º ano da referida Licenciatura. Quanto aos resultados do estudo, estes podem ser lidos em função de três eixos. Relativamente ao primeiro, que genericamente se refere à evolução dos saberes básicos dos alunos, os contributos parecem sugerir a necessidade de alicerçar os processos de ensino/aprendizagem não apenas nas literacias ler, escrever e contar, como também no desenvolvimento de saberes básicos de natureza geral e transversal, percebidos como competências, tais como aprender a pensar, aprender a aprender, aprender a comunicar e a resolver problemas, numa perspectiva de aprender a ser. O segundo eixo de leitura tem a ver com as competências requeridas aos professores para o desenvolvimento desses saberes estruturantes. De acordo com os dados recolhidos na fase extensiva do estudo, estes parecem coerentes com a revisão de literatura realizada, bem como com os normativos legais que, em Portugal, enquadram o perfil de desempenho dos professores do 1.º Ciclo. Porém, sugerem a necessidade de interligar as dimensões saber, saber-fazer e saber ser, com ênfase nesta última. À semelhança dos resultados referidos no ponto anterior, também o referencial de competências proposto para os professores integra as dimensões saber, saber fazer e saber ser, no qual são valorizadas as competências de reflexão crítica, de aprender a aprender e, de igual forma, o conhecimento profissional nas suas múltiplas dimensões. O terceiro eixo relaciona-se com a qualidade das ambiências e culturas de formação e supervisão. De forma geral, os dados apontam que ambientes que possibilitem uma dimensão de prática curricular alargada em contextos diversificados, que valorizem os princípios da pessoalidade e respeito pelo Outro e que estimulem a reflexão crítica, a auto-implicação dos formandos, o desenvolvimento de competências pessoais e de desenvolvimento profissional (destacando-se as competências para aprender a aprender, a comunicar, a investigar e reflectir), parecem adequar se melhor ao desenvolvimento pessoal e profissional destes professores, no contexto das sociedades contemporâneas. Assim, é possível verificar que os eixos considerados remetem para um conjunto recursivo de saberes e competências que, em diferentes níveis, implicam um compromisso com a acção, numa visão de mundo comprometida com as ideias de bem comum, ou seja, de cidadania universal. ABSTRACT: The social changes which nowadays drive and defy School, namely in what concerns teachers roles, functions and performances, imply the need to rethink teachers’ professional education so that they can give a more appropriate response to the emergent challenges they are faced with. These are intrinsically related to the new skills which those conditions demand from all citizens and which are understood, from an epistemological point of view, as ‘knowing how to act responsively’ skills. Hence, the main objective of this study consists in deepening and expanding the knowledge about the settings and cultures of the initial education of Primary School teachers at the University of Aveiro, namely the supervision processes of the Pedagogical Practice subject matter, taking into account that the characteristics of these professionals presuppose a specific competence profile. The research, of qualitative nature, was developed according to the appropriate complexity and systemic approaches, highlighting the principles of totality in which phenomena are understood as global and dynamic systems, and of recursivity by admitting the possibility of a dialectic relationship between the several subsystems integrating the phenomena. From a methodological point of view, in an attempt to build up an integrated insight of the object focused, a number of specific procedures were taken, explicitly documental research, questionnaire and semi-structured interview. The questionnaire was applied to all Primary teachers graduated in the University of Aveiro between 1998 and 2005. The interview was carried out with supervisors (both from schools and the university) who have been following the Pedagogical Practice groups, throughout the graduation course and, more specifically, in the 4th year. As far as the results of this study are concerned, they can be put into perspective from three axes. With regards to the first one, which predominately refers to the evolution of students’ basic skills, data seem to suggest that the teaching/learning processes should be based not only in the reading, writing and counting literacies but also in the development of transversal and global basic skills such as learning how to think, learning how to learn, learning how to communicate and learning how to solve problems, in order to learn how to be. The second analysis axis is related to the competences demanded from teachers for the development of those fundamental skills. According to data collected in the extensive phase of the study, these seem to be coherent with the literature revision carried out, as well as with the legal laws which outline the performance profile of Primary teachers in Portugal. However, they also suggest the need to interrelate the savoir, savoir-faire and savoir être dimensions, with an emphasis on the latter. Similarly to the results obtained in the previous axis, the competence theoretical framework put forward for teachers also includes the savoir, savoir-faire and savoir être dimensions, within which the competences of critical reflection, of learning how to learn and, in the same way, professional knowledge in their multiple dimensions are valued. The third axis concerns the quality of education and supervision settings and cultures. Generally speaking, data show that settings which allow the experience of curricular practices of a reflexive nature, in diversified contexts, which value the principle of human selfhood and respect for the Other and which foster trainee teachers’ critical reflection and self-implication seem to be better suited for achieving the objectives of improving the quality of teachers’ initial education and of developing their personal and pre-professional competences. To sum up, we can verify that the axes considered point out a set of mutually recursive skills which, at different levels, imply a commitment to action and a vision of the world committed to the ideas of common good (praxis), that is, of universal citizenship.
description: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/1478
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