DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 A criação colaborativa como ferramenta didático-pedagógica: Os piratas e o cofre das partituras perdidas
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/14753

title: A criação colaborativa como ferramenta didático-pedagógica: Os piratas e o cofre das partituras perdidas
authors: Toste, António Ricardo Coderniz
advisors: Santana, Helena
keywords: Ensino de música
Motivação
Criatividade
Expressão dramática
Expressão musical
Improvisação (Música)
Memorização
issue date: 2015
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este projeto pretende perceber a importância da criação e desenvolvimento de projetos de criação musical globais onde, as diferentes capacidades cognitivas, criativas, musicais, performativas e literárias se encontram em interação, permitindo a criação de um objeto didático-pedagógico – Os Piratas e o Cofre das Partituras Perdidas - onde os seus intervenientes tiveram um papel essencial na determinação dos diversos conteúdos técnico-expressivos. Estiveram envolvidos 50 alunos das classes da disciplina de Classe de Conjunto Coro nível de iniciação com idades compreendidas entre os 5 e os 9 anos de idade. Como objetivos, pretendemos perceber de que forma este tipo de ferramenta didático-pedagógica desenvolve as capacidades cognitivas, criativas, musicais e performativas, bem como de que forma desenvolve a motivação e a memória dos intervenientes. Neste sentido, as sessões programadas e as aulas da disciplina foram desenvolvidas de forma a criar os diversos conteúdos do espetáculo em construção. Assim, nas aulas dedicou-se muito tempo ao processo de criação em conjunto (colaborativo), ao nível da invenção de histórias, textos, quadras, melodias, coreografias. Desta forma, a utilização e aproveitamento de diferentes ideias e possibilidades poderá ter contribuído para que todo o grupo criasse uma identidade única no processo criativo de construção e apresentação do projeto final. Através desse processo foram criadas e compostas um conjunto de canções inspiradas nas vivências, experiências, atividades preferidas das crianças assim como também temas dedicados ao agregado familiar, das estações do ano e festividades. Este conjunto de canções acaba por estar cronologicamente inserido nos diferentes períodos ao longo do ano letivo. Para além das canções, também foi criado um objeto didático-pedagógico intitulado, Os Piratas e o Cofre das Partituras Perdidas, no qual acaba por ser o culminar de todo o processo criativo realizado em conjunto. Por se considerar fundamental na elaboração deste projeto, são abordados os aspetos teóricos relacionados com a motivação, criatividade, expressão dramática e musical, improvisação e memorização. Como conclusão do projeto, é apresentado uma reflexão pessoal sobre a performance do espetáculo didático-pedagógico intitulado Os Piratas e o Cofre das Partituras Perdidas tendo em conta os temas abordados na pesquisa bibliográfica mostrando de que forma este contribuiu para a elucidação da problemática proposta e dos objetivos acima mencionados.

The objective of this project is to understand the meaning of the creation and development of musical projects where the cognitive, creative, musical, performative and literacy capabilities interact with each other, allowing the creation of a didactic-pedagogical model, “Os Piratas e o cofre das Partituras Perdidas”. In this project, all the players had an essential part on the determination of the technical and expressive contents. The participants were fifty beginner choral students, aged between five and nine-years old. Our objective was to understand how this didactic-pedagogical tool develops the cognitive, creative, performative and pedagogical capabilities, as well as the way it develops the motivation of all the participants. The programmed classes were developed to create different contents of the show. During the class there was time dedicated to the creation, as a group, of stories, texts, melodies and choreographies. This would therefore allow the feeling that the project was the responsibility and creation of all the participants. Through this process, participants composed songs inspired by the experiences, preferred activities of the participants, as well as themes of family and the seasons. This group of songs is related to the different periods of the educational year. In addition to the songs, participants also created one didactic-pedagogical object called, “Os Piratas e o Cofre das Partituras Perdidas", which was the culmination of their efforts. Theoretical aspects related to motivation, creativity, musical and dramatic expression, memory and improvisation were fundamental to this project, and will therefore be discussed. As a conclusion of the project, a personal observation about the performance of the show, ”Os Piratas e o Cofre das Partituras Perdidas”, will be presented, using all the subjects studied during the bibliographical research, and how they contributed to achieving the proposed objectives.
description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/14753
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Tese com anexos - RT - FINAL REVISTO.pdf19.59 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2