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dc.contributor.advisorAnçã, Maria Helena Serra Ferreirapor
dc.contributor.authorPaiva, Zilda Laura Ramalhopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:41:35Z-
dc.date.available2011-04-19T13:41:35Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1472-
dc.descriptionDoutoramento em Didáctica do Portuguêspor
dc.description.abstractEste trabalho pretende ser um contributo nas discussões sobre o ensino da Língua Portuguesa, nas suas diversas variantes/variedades, e a formação para a cidadania na Educação de Adultos. Através da relação entre Consciência Crítica e a Consciência Lingüística procuramos analisar em quais aspectos o ensino da Língua Portuguesa pode contribuir na formação cidadã dos educandos. Para isso realizamos uma pesquisa empírica junto a sujeitos portugueses, brasileiros, moçambicanos e cabo-verdianos inseridos no ensino fundamental (básico) ou em cursos de pós-graduação. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, da observação participante (intervenção em sala de aula) e de pesquisa documental. Os resultados apontam para a importância de elementos extra-lingüísticos e extra-escolares tanto para aprendizagem da norma padronizada da Língua Portuguesa quanto para o desenvolvimento de uma consciência mais crítica do mundo.por
dc.description.abstractThis work aims at contributing to the discussion about the teaching/learning of the Portuguese Language, in its different varieties, and adult education for citizenship. By establishing a relationship between language awareness and critical awareness we have tried to analyse the aspects in which the teaching/learning of the Portuguese Language may contribute towards learners citizenship education. In order to accomplish our purposes, we carried out an empirical research with Portuguese, Brazilian, Mozambican and Cape Verdean individuals who were engaged in primary education or postgraduate courses. Data collection was carried out through semi-structures interviews, participant observation (classroom intervention) and documental research. Results provide evidence of the importance of extra-linguistic and extra-school elements for the learning of the standard variety of the Portuguese Language as well as for the development of a more critical awareness of the world.en
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000225218por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectConsciência metalinguísticapor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectEducação para a cidadaniapor
dc.titleO ensino do português como instrumento de formação para a cidadania na educação de adultospor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101173016-
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DEP - Teses de doutoramento

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