Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Óscar Narciso Mortáguapt
dc.contributor.advisorSantos, Maribel Yasminapt
dc.contributor.authorCreolo, Mickael Santospt
dc.date.accessioned2015-09-24T14:23:49Z-
dc.date.available2015-09-24T14:23:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14720-
dc.descriptionMestrado em Sistemas de Informaçãopt
dc.description.abstractO ensino básico e secundário são duas etapas fundamentais na formação académica da população portuguesa. Durante essas etapas o desempenho dos alunos é analisado para verificar como evolui o ensino em Portugal. O desempenho dos alunos é analisado tendo em conta as notas e as percentagens de aprovações. As análises feitas são básicas uma vez que não são analisadas as componentes que influenciam o desempenho escolar dos alunos. Neste sentido o objetivo do trabalho é o desenvolvimento de um projeto conceptual de um sistema de Data Warehousing. No projeto é definido um modelo multidimensional que permite analisar as notas ou percentagens de aprovações considerando diversas componentes tais como escola, disciplina, características dos alunos e contexto familiar. O projeto especifica e caracteriza os processos de extração, transformação e carregamento com base nas fontes de dados. Obtive a colaboração de duas escolas que forneceram ficheiros de dados, por isso foram consideradas duas fontes de dados, uma para cada escola. O projeto especifica também a forma como o Data Warehouse é preenchido com dados. Não foi feita nenhuma implementação do sistema de Data Warehouse uma vez que as escolas apenas forneceram ficheiros exemplo. O projeto foi planeado para uma empresa de consultadoria privada que fornece prestação de serviços para as escolas aderentes.pt
dc.description.abstractBasic and secondary education are two vital stages in the academic education of the Portuguese population. During these steps the academic performance of students is analyzed to verify how the education has evolved in Portugal. The students’ academic performance is analyzed based on the grades and ‘Pass’ grades percentages. These analysis were considered basic because the components that influence the academic performance of students were not analyzed. Therefore, this work’s aim is to develop a conceptual project of a Data Warehousing system. A multidimensional model is defined in the project and it allows the analysis of the students’ grades or ‘Pass’ grades percentages taking into account several components such as the school, the subjects, the student characteristics and the family context. The project specifies and characterizes the processes of extraction, transformation and load based on the data sources. I obtained the collaboration of two schools that provided the data files, so two data sources were considered, one for each school. The project also specifies how the Data Warehouse is populated with data. The Data Warehouse system was not implemented because the schools only provided example files. The project was planned for a private consulting company that provides services for the associated schools.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSistemas de informaçãopt
dc.subjectBases de dadospt
dc.subjectEnsino básicopt
dc.subjectEnsino secundáriopt
dc.subjectAnálise estatísticapt
dc.subject.otherData Warehousept
dc.subject.otherData Martpt
dc.subject.otherETLpt
dc.subject.otherModelo Multidimensionalpt
dc.subject.otherEscolaspt
dc.subject.otherRankingpt
dc.subject.otherAvaliaçãopt
dc.titleConceção e projeto de data warehouse: olhar o futuro do ensino básico e secundário em Portugalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201587181-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Conceção e Projeto de Data Warehouse.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.