Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14694
Title: Explorando alavancas no 1º CEB : abordagem integrada com orientação CTS
Author: Soares, Ângela Sofia Roque
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Educação em ciências
Ensino básico 1º ciclo
Trabalhos práticos
Atividades de aprendizagem
Ensino das ciências
CTS - Ciência-Tecnologia-Sociedade
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio relata um projeto de intervenção-investigação, desenvolvido no âmbito da componente de formação Prática Pedagógica Supervisionada, que consistiu na conceção, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre máquinas simples, mais especificamente sobre alavancas, numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino básico. O projeto intervenção-investigação teve como objetivos: avaliar os efeitos da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças, ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, bem como avaliar os efeitos da conceção e da implementação da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Tendo por base os pilares teóricos de suporte, como a importância do ensino das ciências deste os primeiros anos de escolaridade, a orientação didática CTS, a perspetiva de ensino por pesquisa e o contexto no qual se desenvolveu o projeto, concebeu-se uma sequência didática que inclui atividades práticas do investigativo, exploradas ao longo de várias sessões. O presente projeto assumiu características de investigação-ação. Assim sendo privilegiámos como técnica de recolha de dados, o inquérito por entrevista, a observação participante, a compilação documental e o inquérito por questionário. Para a realização da análise de dados optámos por uma análise de conteúdo, com recurso a um software de análise qualitativa – webQDA. Os dados recolhidos indiciaram o desenvolvimento de aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores. Em relação à professora-investigadora que concebeu, implementou e avaliou a sequência, evidenciou o desenvolvimento de competências enquanto profissional de educação, num quadro de professora-investigadora. O presente projeto afirmou-se assim como um contributo para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade, em particular no que concerne ao desenvolvimento de conhecimentos relacionados com máquinas simples, capacidades relacionadas com o trabalho prático do tipo investigativo e com atitudes e valores face à ciência e à aprendizagem em ciências.
This Final Report Stage came from a research-intervention project, developed under the training component of Supervised Teaching Practice , which consists in the design, implementation and evaluation of a teaching sequence about simple machines, specifically on levers, in a 4th grade class of primary education. The project objectives are: evaluate the effects of the implementation of a teaching sequence on children’s learning, the level of knowledge, skills and attitudes and values and evaluate the effects of design and implementation of the teaching sequence in the professional development of the teacher-researcher. Based on the theoretical pillars of support, as the importance of science education since young age, the orientation lines of STS, the prospect of teaching on research and knowledge of the context it was developed, was conceived a didactic sequence that consisted in a group of investigative practical activities, explored over several sessions. Because this project has characteristics of action-research, the techniques that we choose for data collection were the survey interview, participant observation, documentary compilation and survey questionnaire. To perform the data analysis we did a content analysis, using a qualitative analysis software - webQDA The results indicted an evolution in the learning of children in terms of knowledge, skills and attitudes and values. Concerning the teacher-researcher who designed, implemented and evaluated the sequence, professional skills of teaching and researching were developed. This project was stated as a contribution to science education in the early years of schooling, particularly regarding the development of knowledge related to simple machines, capabilities related to the practical work of the investigative type and attitudes and values against science and learning sciences.
Description: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14694
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf3.69 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.