DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Teses de doutoramento >
 Intercompreensão, aprendizagem de línguas e didáctica do plurilinguismo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1468

title: Intercompreensão, aprendizagem de línguas e didáctica do plurilinguismo
authors: Santos, Maria Leonor Simões dos
advisors: Andrade, Ana Isabel de Oliveira
keywords: Didáctica das línguas
Ensino de línguas estrangeiras
Ensino secundário
Multilinguismo
Comunicação intercultural
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Enquadrado no domínio de uma Didáctica de Línguas que se tem debruçado, nos últimos anos, sobre a formação no e para o Plurilinguismo, este trabalho pretende contribuir para a clarificação de uma noção que, neste campo, tem vindo a ganhar relevo: a noção de Intercompreensão (e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem de línguas). Inspirados pelos desenvolvimentos teóricos e práticos de diversos projectos europeus construídos em torno desta noção, concebemos um projecto de intervenção didáctica (Projecto Plurilingue) por meio do qual procurámos: i) compreender como trabalhar com o Plurilinguismo e a Intercompreensão como objectivos formativos, no contexto de uma disciplina específica de ensino- -aprendizagem de línguas, integrada no currículo escolar português (uma turma de Latim do Ensino Secundário); ii) iluminar os diferentes entendimentos de “intercompreensão” que encontrámos na literatura consultada, através da desocultação dos processos envolvidos nas actividades de compreensão de dados verbais desconhecidos propostas a um público escolar concreto. A análise dos dados recolhidos, realizada em torno das potencialidades formativas da integração de uma abordagem plurilingue em aula de língua, mostra que é possível, em contexto escolar, enriquecer com a perspectiva plurilingue o trabalho curricular já realizado, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento da Competência Plurilingue dos aprendentes, bem como de outras competências associadas aos processos de interacção com e aprendizagem de diferentes línguas. Assim se contribuirá, igualmente, para a formação de sujeitos capazes de participarem, com sucesso, em situações de interacção com outros sujeitos ou com dados verbais desconhecidos, num processo de co-construção de sentidos que concretiza o entendimento proposto de “Intercompreensão”.

This study, framed in the scientific domain of Language Didactics, which has focused on the education in and for plurilingualism in the last years, aims to contribute to the clarification of a concept that has been valued in the field: the concept of Intercomprehension (and its connections with the language teaching and learning process). Inspired by the theoretical and practical development of several European projects built around this notion, we conceived a didactical intervention project (Plurilingual Project) aiming: i) to understand how to work Plurilingualism and Intercomprehension as formative aims, in the context of a specific language learning subject integrated in the Portuguese school curriculum (a Latin class in the Secondary School); ii) to illuminate different understandings about “intercomprehension” found in the reviewed literature, through the analysis of the processes involved in the comprehension of unknown verbal data activities proposed to a real school public. The analysis of the collected data on the formative potentialities of the integration of a plurilingual approach in the language classroom shows that it is possible, in the school context, to enrich the curricular work with the plurilingual approach thus contributing: i) to the development of students’ Plurilingual Competence, as well as other competences related to the processes of interaction and learning of different languages; ii) to the education of individuals capable to participate successfully in situations of interaction with other individuals or unknown verbal data, through a process of co-construction of meanings that realizes the notion of Intercomprehension as we understand it.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1468
appears in collectionsUA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
2008000918.pdf2.72 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2