Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/1468
Title: | Intercompreensão, aprendizagem de línguas e didáctica do plurilinguismo |
Author: | Santos, Maria Leonor Simões dos |
Advisor: | Andrade, Ana Isabel de Oliveira |
Keywords: | Didáctica das línguas Ensino de línguas estrangeiras Ensino secundário Multilinguismo Comunicação intercultural |
Defense Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Enquadrado no domínio de uma Didáctica de Línguas que se tem debruçado,
nos últimos anos, sobre a formação no e para o Plurilinguismo, este trabalho
pretende contribuir para a clarificação de uma noção que, neste campo, tem
vindo a ganhar relevo: a noção de Intercompreensão (e sua relação com o
processo de ensino-aprendizagem de línguas).
Inspirados pelos desenvolvimentos teóricos e práticos de diversos projectos
europeus construídos em torno desta noção, concebemos um projecto de
intervenção didáctica (Projecto Plurilingue) por meio do qual procurámos: i)
compreender como trabalhar com o Plurilinguismo e a Intercompreensão como
objectivos formativos, no contexto de uma disciplina específica de ensino-
-aprendizagem de línguas, integrada no currículo escolar português (uma
turma de Latim do Ensino Secundário); ii) iluminar os diferentes entendimentos
de “intercompreensão” que encontrámos na literatura consultada, através da
desocultação dos processos envolvidos nas actividades de compreensão de
dados verbais desconhecidos propostas a um público escolar concreto.
A análise dos dados recolhidos, realizada em torno das potencialidades
formativas da integração de uma abordagem plurilingue em aula de língua,
mostra que é possível, em contexto escolar, enriquecer com a perspectiva
plurilingue o trabalho curricular já realizado, contribuindo, deste modo, para o
desenvolvimento da Competência Plurilingue dos aprendentes, bem como de
outras competências associadas aos processos de interacção com e
aprendizagem de diferentes línguas. Assim se contribuirá, igualmente, para a
formação de sujeitos capazes de participarem, com sucesso, em situações de
interacção com outros sujeitos ou com dados verbais desconhecidos, num
processo de co-construção de sentidos que concretiza o entendimento
proposto de “Intercompreensão”. This study, framed in the scientific domain of Language Didactics, which has focused on the education in and for plurilingualism in the last years, aims to contribute to the clarification of a concept that has been valued in the field: the concept of Intercomprehension (and its connections with the language teaching and learning process). Inspired by the theoretical and practical development of several European projects built around this notion, we conceived a didactical intervention project (Plurilingual Project) aiming: i) to understand how to work Plurilingualism and Intercomprehension as formative aims, in the context of a specific language learning subject integrated in the Portuguese school curriculum (a Latin class in the Secondary School); ii) to illuminate different understandings about “intercomprehension” found in the reviewed literature, through the analysis of the processes involved in the comprehension of unknown verbal data activities proposed to a real school public. The analysis of the collected data on the formative potentialities of the integration of a plurilingual approach in the language classroom shows that it is possible, in the school context, to enrich the curricular work with the plurilingual approach thus contributing: i) to the development of students’ Plurilingual Competence, as well as other competences related to the processes of interaction and learning of different languages; ii) to the education of individuals capable to participate successfully in situations of interaction with other individuals or unknown verbal data, through a process of co-construction of meanings that realizes the notion of Intercomprehension as we understand it. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1468 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008000918.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.