DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Teses de doutoramento >
 Aprendizagens algébricas em contexto interdisciplinar no ensino básico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1467

title: Aprendizagens algébricas em contexto interdisciplinar no ensino básico
authors: Fernandes, Dárida Maria
advisors: Silva, Jaime Carvalho e
Pereira, Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires
keywords: Aprendizagem da matemática
Ensino básico
Interdisciplinaridade
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho propõe-se divulgar a análise dos resultados obtidos num estudo experimental sobre a aprendizagem inicial da álgebra em contexto interdisciplinar, realizado em duas turmas do ensino básico. O desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas e o uso da tecnologia desempenhou um papel central neste estudo, em particular, a folha de cálculo, revelando-se uma ferramenta natural para a aprendizagem da álgebra num trabalho de âmbito interdisciplinar. No acompanhamento do estudo das turmas, do 2º ao 6º ano de escolaridade, foi possível, com base nos princípios da Educação Matemática e no quadro actual da flexibilidade curricular, desenvolver propostas de trabalho significativas, em contexto interdisciplinar, que visam fomentar a aprendizagem gradual e compreendida da álgebra.

The current work aims to publicise the analysis of the results obtained in an experimental case study regarding early learning and teaching process of algebra in an interdisciplinarity context, in two classes of basic school. The development of problem solving skills and the use of tecnology have played the central role in this study, especially, in what concerns the use of spreadsheet, as a natural tool for this kind of work. Along the study, that covered classes from 2nd to 6th grades it was possible to achieve significant work proposals, considering our flexible curriculum trends, the basic principles of maths education and an interdisciplinarity context that leads to understanding and “make sense” the learning and teaching process of algebra.
description: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/1467
appears in collectionsUA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
2008000831.pdf17.62 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2