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http://hdl.handle.net/10773/1461
Título: | Questões dos alunos e estilos de aprendizagem : um estudo com um público de ciências no ensino universitário |
Autor: | Almeida, Patrícia Glória Soares de Albergaria de |
Orientador: | Pedrosa, Helena |
Palavras-chave: | Didáctica Didáctica das ciências Métodos pedagógicos Participação dos alunos Ensino superior |
Data de Defesa: | 2007 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Este trabalho visou contribuir para o desenvolvimento de modelos
pedagógicos que estimulem os alunos do primeiro ano universitário a ser
participantes activos no processo educativo, e os professores a agirem como
promotores de estratégias de ensino inovadoras. Assim, este estudo insere-se
num programa de investigação concebido com o objectivo de dar resposta às
mudanças necessárias associadas à implementação do Processo de Bolonha
em Portugal.
Tendo em conta este contexto, o estudo presente, realizado com alunos do
primeiro ano de várias licenciaturas em Ciências e Engenharias, a frequentar
as disciplinas de Química I, Química Básica e Química II, na Universidade de
Aveiro, nos anos lectivos de 2001 a 2004, procurou identificar e caracterizar
tanto as questões formuladas por estes alunos como os seus estilos de
aprendizagem.
Procurou-se, ainda, relacionar as questões formuladas pelos alunos, em
contextos diversificados, com os seus estilos de aprendizagem (Kolb, 1984),
com vista à optimização dos processos de ensino e de aprendizagem.
A metodologia de investigação utilizada foi de natureza qualitativa do tipo
naturalista-etnográfica. Foram concebidas e implementadas diversas
estratégias de ensino, ao longo dos três anos lectivos (2001 a 2004) em que
decorreu o estudo empírico, que foram sendo aperfeiçoadas após análise
crítica efectuada no final de cada semestre. Foram, ainda, recolhidas todas as
questões orais e escritas dos alunos, formuladas em contextos diversificados,
e identificados os seus estilos e abordagens de aprendizagem, através de um
questionário (Kolb,1999) e entrevistas semi-estruturadas. Foram, também,
realizadas gravações em áudio e vídeo, em diversos contextos da recolha de
dados. No último semestre em que o estudo foi realizado (ano lectivo 2003-
2004) foram ainda tentados novos processos de avaliação compatíveis com as
estratégias de ensino desenvolvidas.
Os resultados revelam a existência de relações entre o desenvolvimento dos
estilos de aprendizagem definidos por Kolb, as abordagens de aprendizagem e
o nível cognitivo das questões formuladas pelos alunos. As questões dos
alunos mostraram representar, assim, uma ferramenta que permite
estabelecer uma relação entre as abordagens à aprendizagem e a teoria da
aprendizagem experiencial, que representam duas dimensões dos estilos de
aprendizagem com bases teóricas diferentes.
Os resultados também confirmam que é possível criar um ambiente propício
ao questionamento dos alunos, em que as diferentes características dos
estilos de aprendizagem destes podem ser contempladas para o design de
diferentes estratégias de ensino.
Os resultados obtidos permitem-nos ainda afirmar que é possível desenvolver
métodos de avaliação compatíveis com as estratégias de aprendizagem
implementadas.
A revisão da literatura, feita ao longo de todo o estudo, permite-nos concluir
que a investigação presente representa um contributo para o estabelecimento
de relações, baseadas em dados empíricos, entre os estilos de aprendizagem
e as questões formuladas pelos alunos. This work aimed at contributing for the development of pedagogical models that stimulate university first year chemistry students to be active participants in their education process and teachers to act as promoters of innovative teaching strategies. Such work is part of a research program designed to respond to the changing needs associated with the implementation of the Bologna Process in Portugal. The present study was developed with Science and Engineering Chemistry undergraduates, at the University of Aveiro, in Portugal, during the academic years from 2001 to 2004, the main aim being to identify and characterize the students’ questions as well as their learning styles. The students’ questions were collected in different teaching contexts, analysed and related to their learning styles (Kolb, 1984), in order that the teaching and learning processes could be optimized. A qualitative research methodology of the naturalist-ethnographic type was used. Several teaching strategies were designed and implemented, along three academic years (2001 to 2004). These strategies were modified when justified, after critical analysis at the end of each semester. Students’ oral and written questions, raised in different contexts, were collected, and students’ learning styles and approaches to learning were identified through an inventory (Kolb, 1999) and semi-structured interviews. Audio and video recordings were also used in diverse contexts of data collection. During the last semester (academic year 2003-2004) of the field work, new assessment processes compatible with the teaching strategies developed were tested. The findings suggest a relation between learning styles defined by Kolb, approaches to learning and the cognitive level of students’ questions. Thus, students’ questions represent a tool that allows establishing a relation between approaches to learning and the theory of experiential learning, that represent two dimensions of learning styles with different theoretical backgrounds. The results also confirm that it is possible to create an environment that favours students’ questioning, where the different characteristics of students’ learning styles of students can be considered to the design of different teaching strategies. The literature revision made through the whole period of work allows us to say that this study represents a novel contribution for the establishment of interesting relationships between learning styles and students’ questions, based in empirical data. |
Descrição: | Doutoramento em Didáctica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1461 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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