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 Formação pós-secundária não superior : os cursos de especialização tecnológica do programa Aveiro-Norte da Universidade de Aveiro
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1459

title: Formação pós-secundária não superior : os cursos de especialização tecnológica do programa Aveiro-Norte da Universidade de Aveiro
authors: Pereira, Giselia Antunes
advisors: Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Duarte, Manuel Oliveira
keywords: Didáctica
Ensino técnico
Avaliação da educação
Cursos tecnológicos
Estudo de caso
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O défice de qualificação dos profissionais, em particular de quadros intermédios das empresas, bem como o desfasamento entre a formação obtida ao nível do ensino secundário, e mesmo superior, e as necessidades sócioeconómicas de Portugal justificam a necessidade de se investir cada vez mais na formação profissional, nomeadamente de nível pós-secundário. Como resposta a este desafio a Universidade de Aveiro (UA), no âmbito do Programa Aveiro-Norte (PAN), lançou uma iniciativa, então inédita a nível do ensino universitário, com a criação de um conjunto alargado de ofertas formativas, entre elas a criação, em 2003, dos primeiros Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s). A relevância social, económica e educativa desta iniciativa justifica ainda mais a necessidade de um olhar atento sobre a qualidade da formação oferecida, desde a sua concepção até ao seu impacte. É neste contexto que se insere o presente estudo. O estudo foi realizado tendo em vista as três seguintes finalidades principais: (a) conceber, implementar e validar um percurso de avaliação da qualidade da formação obtida com os CET’s; (b) caracterizar dimensões formativas dos CET’s do PAN consideradas bem conseguidas e outras a melhorar e (c) propor um modelo de avaliação e de monitorização, interna, para este tipo de formação. A metodologia utilizada no estudo empírico realizado assentou num design de estudo de caso, em que o caso se constitui em torno da formação dos CET’s do PAN, essencialmente da 1ª e 2ª edição, e dos seguintes Cursos: “Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos”; “Tecnologia Mecatrónica”, “Desenvolvimento de Produtos Multimédia” e “Design do Calçado e Marroquinaria”. Os dados foram recolhidos através de análise documental e inquérito por entrevista e questionário, envolvendo os principais actores do processo formativo (Formandos, Formadores, Directores dos Cursos; Empregadores, entre outros) e em diferentes momentos (no início, no meio e no fim da formação). A análise de dados foi feita com recurso a análise estatística simples (utilizando as ferramentas EXCELL e STATISTICA) e análise de conteúdo (com o uso da ferramenta NUDIST). Sem pretensões de generalização, não era aliás este o propósito do estudo, os resultados indicam como principais pontos fortes da formação dos CET’s analisados: (a) uma adequabilidade das áreas formativas oferecidas, na medida em que os Cursos propostos tiveram uma boa procura por parte dos formandos (afirmando estes que optaram por esta formação como primeira escolha) e uma razoável valorização por parte dos empregadores; (b) valorização, por parte dos formandos, dos formadores e dos Directores de Curso das componentes formativas dos planos de estudo, nomeadamente da componente prática e profissionalizante da formação; (c) o impacte positivo da formação ocorrido, essencialmente, ao nível dos formandos desempregados (em cada dois estagiários sem vínculo à empresa onde estagiaram, um deles ganhou vínculo profissional). Como principais aspectos a melhorar realce-se (a) a comunicação entre os diferentes intervenientes do processo formativo, em particular (a1) os Directores de Curso, os Formadores, os Formandos, e os docentes da UA responsáveis pelo acompanhamento dos formadores e (a2) entre a Instituição formadora e as empresas; (b) as metodologias de ensino, por exemplo, adequando-as mais à diversidade do público que frequenta os CET’s e tornando-as mais consonantes com perspectivas curriculares actuais (por exemplo, centrando mais o ensino no desenvolvimento de competências). Como contributo deste estudo, e para além das sugestões específicas que emergiram no sentido da valorização da qualidade da formação dos CET’s do PAN, refira-se o modelo de avaliação e monitorização proposto e que pode vir a constituir-se como um referencial orientador a ser adoptado, internamente, pelas instituições promotoras deste tipo de formação. Este modelo, assente na perspectiva avaliativa da Referencialização, possui já a explicitação de um conjunto de (a) dimensões e critérios consideradas, à luz dos referentes teóricos, como devendo estar presentes numa formação profissional de qualidade; (b) indicadores, procedimentos e instrumentos a serem usados no processo de avaliação e monitorização da qualidade da formação. Como sugestões, quer para a formação ao nível dos CET’s, quer para a investigação indicam-se: (i) a importância da utilização de um processo de avaliação e de monitorização que dê indicadores que sustentem um contínuo processo de melhoria da formação e (ii) o aperfeiçoamento do modelo proposto, nomeadamente através do estudo da incorporação de outros procedimentos que não foram por nós explorados (por exemplo, de acompanhamento sistemático do impacte da formação no percurso profissional dos diplomados, a médio e longo prazo). ABSTRACT: The deficit of professional qualifications, in particular at the intermediate levels of the world market, the gap between the educational level achieved at the end of secondary school, and even at Higher Education, and the social-economical needs of Portugal justify the necessity of an increasing investment on professional education, namely at the post-secondary level. As an answer to this challenge, the University of Aveiro (UA), in the context of its Aveiro-North Program (Programa Aveiro Norte) (PAN), launched an original initiative, at the university education level, with the promotion of a widened set of formative offers, among them the creation of the first Technological Specialized Courses (Cursos de Especialização Tecnológica - CET's), in 2003. The social, economic and educative relevance of this initiative justifies, even more, the need of an attentive look on the quality of the offered formation, from its conception to its impact. The present study is part of this context. The study was developed towards the three main following purposes: (a) to conceive, implement and validate an evaluation methodology of the quality of the formation obtained by the CET's; (b) to characterize the formative dimensions of the CET’s of the PAN considered both as successful and as needing some improvement and (c) to propose an internal evaluation and monitoring model for this kind of formation. The methodology used in the empirical study was based on a case study design, where the case is the formation at the CET' s level of the PAN, essentially of the 1st and 2nd edition, and of the following Courses: “Installation and Maintenance of Nets and Informatics’ Systems”; “Mecatronic Technology”, “Development of Multimedia Products” and “Design of the Footware”. The data was collected by documental analysis and by inquiry through interviews and questionnaires, involving the main actors of the formative process (Learners and Teachers, Courses Directors; Employers, among others) and at different moments (at the beginning, in the middle and at the end of the formation). The data analysis was made by using simple statistical analysis (EXCELL and STATISTICA program) and content analysis (using the NUDIST program). Without any intention of generalisation, the results of the study indicate as main strong points of the formation: (a) an adequateness of the formative areas offered, as the considered Courses were of good interest by the learners (affirming that they had opted for this formation as their first choice) and a reasonable valuation by the employers; (b) valuation, by the teachers the learners and the Course Directors, of the formative components of the curricula, namely with respect to the practical and professionalizing components and (c) the positive impact of the formation, essentially, at the level of the unemployed learners (one of each two trainees who had no professional link to a company became a company’s professional). As main aspects to improve it is possible to point out: (a) the communication among the different intervenients of the formative process, in particular (a1) the Course Director, the teachers, the learners, and the UA’s professors responsible for the teachers’ accompaniment, (a2) the promoting Institution and the Companies; and (b) the teaching methodologies, for example, turning them more adequate to the diversity of the public that attend the CET' s, and by making them more consistent with up to date actual curricular perspectives (for example, by centring teaching on the development of the learners’ competences). As a contribution of this study, and besides the specific suggestions that had emerged from the evaluation process of the formation of the CET' s of the PAN, we point out the proposed model of evaluation and monitorization for this kind of formation which may guide the internal process of evaluation of the formation by the promoting institutions. This model, based on the evaluation perspective of “Referencialization”, includes already the description of a set of (a) dimensions and criteria, according to certain theoretical assumptions, that should be considered on an evaluation process of the quality of professional formation and (b) indicators, procedures and instruments to be used in the evaluation process. As suggestions, both for the CET' s formation and for research, it is possible to indicate: (i) the importance of the use of an evaluation and monitoring process which points out indicators that support a continuous enhancement of the formation and (II) the improvement of the proposed model, namely by studying the incorporation of other procedures that were not explored in our study (for example, the systematic follow up of the formation impact on the professional development of the “leaving students”, at a medium and long-term stage).
description: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/1459
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