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http://hdl.handle.net/10773/14461
Title: | Promover o pensamento crítico em atividades sobre questões de género |
Author: | Martins, Rita Andreia dos Santos |
Advisor: | Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Educação das crianças Pensamento crítico Ensino básico 1º ciclo Violência Igualdade entre sexos Relações interpessoais Comportamento social |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Inseridos numa sociedade cada vez mais exigente e produtora de
informações contraditórias é essencial que os indivíduos sejam possuidores de
Pensamento Crítico (PC), que lhes permitirá avaliar as diferentes situações
com que se deparam e assim ter condições para tomar uma posição informada
e fundamentada. Isto poderá ser aplicado às várias dimensões da sexualidade
que cada vez mais se constituem como temas atuais e com propensão à sua
abordagem e discussão em contexto de sala de aula, a partir dos primeiros
anos do percurso escolar dos alunos. Da ligação entre estes temas, surgiu
como finalidade deste estudo o desenvolvimento de atividades de
aprendizagem focadas na promoção de capacidades de PC em questões de
igualdade e de violência entre sexos.
Decorrente da finalidade apresentada formulou-se a seguinte questão de
investigação: Quais os contributos da implementação de atividades sobre
questões de igualdade e de violência entre sexos na promoção de
capacidades de Pensamento Crítico dos alunos?
Esta investigação decorreu numa turma com 10 alunos inseridos numa
escola do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Aveiro, onde se realizou a
Prática Pedagógica Supervisionada da professora/investigadora. Este estudo
desenvolveu-se de acordo com um paradigma sócio-crítico, segundo uma
perspetiva metodológica qualitativa e um plano de Investigação-Ação. Os
dados foram recolhidos através da atividade inicial e final de levantamento de
capacidades de PC, das fichas de registo e da áudio gravação das produções
orais. Na análise de dados, privilegiou-se a análise de conteúdo tendo sido
desenvolvido, como suporte, um instrumento de análise das produções orais e
escritas dos alunos.
Com base nos dados recolhidos a partir das produções dos alunos, e
tendo em consideração a taxonomia de Ennis, verificou-se que manifestaram
uma maior facilidade a responder a questões que promoviam o uso de
capacidades de PC na dimensão de Clarificação elementar e uma maior
dificuldade nas dimensões de Inferência e Estratégias e táticas. Contudo, da
análise dos resultados pode concluir-se que, e de uma forma geral, as
atividades implementadas contribuíram para o desenvolvimento das
capacidades de PC dos alunos. In a society even more demanding and producer of contradictory information is essential that individuals are possessed of critical thinking (CT), that will allow them to evaluated different situations and make an informed reasoned position. This can be applied in several dimensions of sexuality that increasingly constitute a current issue to be discussed in the classroom, starting from de early years. Within this framework, this research aims to develop learning activities focused on CT abilities in issues of equality and gender violence. According to the aim of this study the main question was: Which are the contributions of implementation of activities on issues of equality and gender violence in development of Critical Thinking abilities? The study was developed in a class of ten students insert in a primary school. In this research we choose a methodology based in research- action. The data was collected through testing survey CT (start and final), students registration sheets and audio recording of students oral participations. In data analysis, the privileged technique was content analysis based on instrument analysis of students productions. Taking into account Ennis's Taxonomy, it was verified that the students expressed a great facility to answer questions that appeal the use of CT abilities in the area of Elementary Clarification, and great difficulties in areas like Inference and Strategies and Tactics. Through the analysis of the results, it was conclude that activities implemented, of general level, contribute for development of students CT abilities. |
Description: | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14461 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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