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 Promover o pensamento crítico em atividades sobre questões de género
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/14461

title: Promover o pensamento crítico em atividades sobre questões de género
authors: Martins, Rita Andreia dos Santos
advisors: Vieira, Rui Marques
keywords: Educação das crianças
Pensamento crítico
Ensino básico 1º ciclo
Violência
Igualdade entre sexos
Relações interpessoais
Comportamento social
issue date: 2014
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Inseridos numa sociedade cada vez mais exigente e produtora de informações contraditórias é essencial que os indivíduos sejam possuidores de Pensamento Crítico (PC), que lhes permitirá avaliar as diferentes situações com que se deparam e assim ter condições para tomar uma posição informada e fundamentada. Isto poderá ser aplicado às várias dimensões da sexualidade que cada vez mais se constituem como temas atuais e com propensão à sua abordagem e discussão em contexto de sala de aula, a partir dos primeiros anos do percurso escolar dos alunos. Da ligação entre estes temas, surgiu como finalidade deste estudo o desenvolvimento de atividades de aprendizagem focadas na promoção de capacidades de PC em questões de igualdade e de violência entre sexos. Decorrente da finalidade apresentada formulou-se a seguinte questão de investigação: Quais os contributos da implementação de atividades sobre questões de igualdade e de violência entre sexos na promoção de capacidades de Pensamento Crítico dos alunos? Esta investigação decorreu numa turma com 10 alunos inseridos numa escola do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Aveiro, onde se realizou a Prática Pedagógica Supervisionada da professora/investigadora. Este estudo desenvolveu-se de acordo com um paradigma sócio-crítico, segundo uma perspetiva metodológica qualitativa e um plano de Investigação-Ação. Os dados foram recolhidos através da atividade inicial e final de levantamento de capacidades de PC, das fichas de registo e da áudio gravação das produções orais. Na análise de dados, privilegiou-se a análise de conteúdo tendo sido desenvolvido, como suporte, um instrumento de análise das produções orais e escritas dos alunos. Com base nos dados recolhidos a partir das produções dos alunos, e tendo em consideração a taxonomia de Ennis, verificou-se que manifestaram uma maior facilidade a responder a questões que promoviam o uso de capacidades de PC na dimensão de Clarificação elementar e uma maior dificuldade nas dimensões de Inferência e Estratégias e táticas. Contudo, da análise dos resultados pode concluir-se que, e de uma forma geral, as atividades implementadas contribuíram para o desenvolvimento das capacidades de PC dos alunos.

In a society even more demanding and producer of contradictory information is essential that individuals are possessed of critical thinking (CT), that will allow them to evaluated different situations and make an informed reasoned position. This can be applied in several dimensions of sexuality that increasingly constitute a current issue to be discussed in the classroom, starting from de early years. Within this framework, this research aims to develop learning activities focused on CT abilities in issues of equality and gender violence. According to the aim of this study the main question was: Which are the contributions of implementation of activities on issues of equality and gender violence in development of Critical Thinking abilities? The study was developed in a class of ten students insert in a primary school. In this research we choose a methodology based in research- action. The data was collected through testing survey CT (start and final), students registration sheets and audio recording of students oral participations. In data analysis, the privileged technique was content analysis based on instrument analysis of students productions. Taking into account Ennis's Taxonomy, it was verified that the students expressed a great facility to answer questions that appeal the use of CT abilities in the area of Elementary Clarification, and great difficulties in areas like Inference and Strategies and Tactics. Through the analysis of the results, it was conclude that activities implemented, of general level, contribute for development of students CT abilities.
description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14461
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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