Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14441
Title: | Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior |
Author: | Ribeiro, Cláudia Sofia Martins Fernandes |
Advisor: | Pereira, Anabela Maria de Sousa Silva, Isabel Maria Catarino Huet e |
Keywords: | Desenvolvimento psicológico Literacia da informação Desenvolvimento das competências Ensino superior - Universidade de Aveiro (Portugal) Estratégias da aprendizagem Sucesso escolar Liberdade de ensino e aprendizagem |
Defense Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Mantendo como premissa principal a promoção do sucesso
académico no Ensino Superior através da implementação de
módulos de formação fundamentados em competências cada vez
mais valorizadas pela sociedade actual e associadas à informação e
às novas formas de literacia, foram desenvolvidos vários módulos de
formação destinados à comunidade académica da Universidade de
Aveiro.
Pretende-se que os resultados obtidos contribuam para sensibilizar
a comunidade académica para a importância de dotar os indivíduos
com competências básicas das novas formas de literacia, dotando
os participantes de “saber-fazer” no que se refere às competências
elementares de literacia.
De modo a serem atingidos tais objectivos, este projecto
implementou diferentes módulos promovendo de uma forma geral, o
sucesso académico.
Com a finalidade de avaliar os módulos implementados, procedeuse
à elaboração de questionários. Numa primeira fase, pretendeu-se
avaliar as competências e a progressão dos formandos recorrendo a
um pré e pós-teste, ou seja, avaliando as competências a
desenvolver e as que foram efectivamente desenvolvidas. Para a
análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS, versão
16.0 para Windows, tendo sido efectuadas estatísticas descritivas.
Num segundo momento e porque nos dias de hoje se realizam
inúmeras formações, mas não se avaliam os seus impactos a nível
do percurso académico e profissional dos formandos, foi nosso
propósito realizar uma entrevista, seguindo uma metodologia de
estudo de caso, na qual atendemos a aspectos como a utilidade e a
autonomia na utilização das competências envolvidas nos módulos
específicos.
Os resultados aqui apresentados vêm demonstrar necessidades
específicas dos estudantes de pós-graduação (necessidade de
apoio sistematizado em estudos pós-graduados); a existência de
lacunas no desenvolvimento de competências transversais nos
curricula (reportado pela literatura); um diplomado é mais do que a
simples soma de conhecimentos adquiridos através das diferentes
áreas científicas; durante o percurso académico, o estudante deverá
desenvolver/adquirir outras competências essenciais para o sucesso
académico e para a sua vida profissional. Higher Education institutions face a huge challenge. Students are expected to be effective, autonomous and critical learners, but what are the institutional strategies to promote these skills? How can institutions balance between skills and knowledge acquisition? The ‘new’ generation of learners implies the acquisition of a set of competencies that will be used in different disciplinary areas and contexts, as well as in the labour market. There are a variety of skills that are essential for the university students. This study assumes that the participants have an active role in the selection of their training and learning needs. The result will be unique and specific to each individual, designed according to the specific training needs, the time available, allowing the flexibility of the all process. This thesis presents the implementation and evaluation of a set of modules, aiming to discuss possible strategies for promoting more successful and autonomous learners. Data will be presented to evaluate the impact that such courses might have on students’ development as learners. We consider that students who can learn on their own and organise their learning process will be more likely to use lifelong learning strategies throughout their life. |
Description: | Mestrado Activação do Desenvolvimento Psicológico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14441 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.