Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1433
Título: Interacção e utilização de serviços de comunicação em comunidades de aprendizagem
Autor: Freitas, Mónica Patrícia Gonçalves
Orientador: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Palavras-chave: Ensino multimédia
E-learning
Comunidades virtuais
Interacção social
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Num ambiente de aprendizagem colaborativo, os serviços de comunicação permitem mediar as interacções entre as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem. Entre outros factores, as diferenças individuais podem vir a influenciar as interacções em tais ambientes. Neste sentido, é propósito deste trabalho, apresentar um estudo sobre as interacções sociais dos alunos, enquanto grupo de aprendizagem e comunidade de aprendizagem – off-line e on-line (com recurso a software social). Analisar até que ponto o comunicar presencialmente ou on-line provoca mudanças significativas nas interacções sociais, procurando, assim, entender melhor as necessidades dos alunos e as respectivas implicações para a educação. ABSTRACT: In a collaborative learning environment, communication technology allows the mediation of the interactions between those involved in the learning process. Among other factors, individual differences may influence the interactions in such environments. Then, the purpose of this work is to present a study concerning the development of students' social interactions as a learning group in contexts of learning community - offline and online (using social software). It also presents an analysis on how communicating in person or on-line causes significant changes in social interactions, seeking a better understanding on the students’ needs and their implications for education.
Descrição: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1433
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010001521.pdf1.37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.