Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1426
Título: Desenvolvimento de recursos didácticos em ciências para professores do 2º CEB
Autor: Reis, Carla Maria Pires
Orientador: Vieira, Rui Marques
Palavras-chave: Gestão curricular
Ensino das ciências
Formação de professores
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Durante os últimos anos a Ciência e a Tecnologia foram reconhecidas como essenciais no desenvolvimento económico, cultural e social das sociedades. Os estudantes, como futuros cidadãos, devem estar preparados para tomarem decisões que requerem uma compreensão da interacção da ciência e da tecnologia e da sua relação com a sociedade. Daí a crescente relevância da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos currículos de Ciências. Neste sentido, assume-se como importante a Formação Continuada de professores, associada ao desenvolvimento de boas práticas para o ensino das Ciências, cuja finalidade primordial é a melhoria das aprendizagens dos alunos. O estudo que se apresenta relata um processo de desenvolvimento de recursos didácticos de orientação CTS para a educação em ciências no ensino básico, 2.º e 3.º Ciclos, através de um programa de formação desenvolvido em rede. Assim, formularam-se duas questões que orientaram a investigação: (i) Que concepções e práticas sobre CTS possuem os professores do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, envolvidos neste estudo, sobre o ensino das ciências de abordagem CTS, antes da formação? e (ii) Que Recursos Didácticos poderão ser desenvolvidos com orientação CTS com professores do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico Português? Para dar resposta às questões de investigação, este estudo desenvolveu-se em três fases, seguindo uma metodologia de investigação qualitativa: (i) levantamento das concepções sobre CTS, aplicando o Questionário VOSTS – Views on Science-Technology-Society (Versão abreviada de 19 itens – adaptação Portuguesa de Canavarro, 2000) e uma entrevista semi-estruturada realizada após a análise dos dados obtidos com o questionário anteriormente referido; (ii) caracterização das práticas pedagógico-didácticas, utilizando o “Instrumento de Caracterização de Práticas Pedagógico-Didácticas CTS”, desenvolvido por Vieira (2003), e recorrendo a um Diário do Investigador focado nos registos da observação das aulas de cada professora colaboradora e (iii) implementação e validação dos Recursos Didácticos com orientação CTS que os professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, desenvolveram no contexto do Programa de Formação que frequentaram. O processo de análise de dados, análise de conteúdo, aponta, no geral, para (i) concepções ingénuas de Ciência, Tecnologia e da sua inter-relação com a Sociedade e para práticas didáctico-pedagógicas desprovidas de orientação CTS e (ii) um ensino de natureza transmissiva. O desenvolvimento de recursos didácticos para a sala de aula que apoiaram e orientaram o ensino CTS foi um processo que envolveu activa e colaborativamente os professores que colaboraram no Programa de Formação. Este estudo apresenta um contributo, ainda que modesto, para a adequação de propostas e práticas de ensino colaborativo entre Professores das ciências com orientação CTS, tal como está preconizado no Currículo Nacional do Ensino Básico (ME-DEB, 2001). ABSTRACT: For the last years Science and Technology had been recognized as essential in the economic, cultural and social development of societies. The students, as future citizens, should be prepared to make decisions that require the understanding of the interaction between Science and Technology and its interface with society. From there results the importance of the Education Science, Technology and Society (STS) in the Sciences curricula. Taking this into consideration, it’s extremely relevant the continuous formation of teachers and well as the development of good practices in the science teaching, which main purpose is the improvement of the students learning process. This study refers the development of STS based teaching resources to be used in the Education of Science in the 2nd and 3rd stages of the Compulsory Educational System, through a teacher’s education program. Withing this two guiding questions were put: (i) What concepcions and practices did the teacher of the 2nd and 3rd stages have on the teaching os Siences with a STS approach before this or going training and (ii) What didactical resources based on this STS approach can be developed by the Portuguese teachers of these compulsory levels of teaching? In order to give answers to the research questions, this study developed in three phases following methodology of qualitative research: (i) for the STS conceptions help, the VOSTS - Views on Science-Technology-Society Questionnaire was applyed (19 item abbreviated version - Portuguese adaptation, Canavarro, 2000) and a semi-structured interview was also conducted after the analysis of the data gottend from the referred questionnaire; (II) characterization of teaching practices , was used the “STS Teaching Practices Characterization Instrument”, developed by Vieira (2003), and from the researcher’s diary where class observation notes were recorded/registed on the teachers involved and (iii) implementation and validation of the educational resources, developed under the STS Training Program by the teachers of the 2nd and 3rd Cycles of Basis Education The process of data and content analysis refers, in general, to (i) naïve conceptions of Science and Technology and their relationship with Society and the lack of STS on the teachers’ practices and (ii) a teaching process based mainly on a transmission of knowledge. The development of STS based resources for the classroom that supported and guided the teaching pratices, was an education process that engaged the teachers in the Training Program to work in a collaboratively and cooperating manner. This study presents a contribution, however modest, to the adequacy of proposals and collaborative teaching practices among the teachers of Science with STS orientation, as advocated in the Nacional Curriculum for Basic Education (ME-DEB, 2001).
Descrição: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/1426
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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