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 Implementação de e-portefólios no ensino básico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1417

title: Implementação de e-portefólios no ensino básico
authors: Barros, Ricardo Filipe de Oliveira
advisors: Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barrosos Santa-Clara
keywords: Ensino multimedia
Tecnologia da educação
Recursos educativos
Metodologia de ensino
Portfólio
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A sociedade está permanentemente submetida a mudanças tecnológicas, ideológicas e sociais, aspectos que têm de ser analisados cuidadosamente se quisermos compreender as necessidades educativas actuais. A estas necessidades educativas, terá de responder uma acção didáctica coerente, informada e actualizada, na prática pedagógica de cada docente. O confronto permanente com os desafios de hoje (relacionados com o alastrar da cultura digital em geral) e com os que se avizinham no futuro, exige aos professores a tomada de posições esclarecidas e reflexivas no que se refere aos aspectos que condicionam a maneira de ser e de pensar. Desta forma urge que se fomentem atitudes e actuações pedagógicas que rentabilizem as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação. A progressiva inclusão do computador na sociedade em geral, e em particular na escola, originou uma mudança profunda nas práticas pedagógicas do ensino básico, bem como das tecnologias educativas aplicadas em contexto de sala de aula. O trabalho pretende, então, consciente da escassa e pouco informada utilização dos recursos multimédia e do computador no acto pedagógico, com alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, averiguar a sua aplicação, por professores em exercício e futuros professores, investigando o grau de importância que atribuem aos diversos recursos educativos de que dispõem, bem como a sua aptidão para melhorarem a sua prática pedagógica utilizando programas informáticos. Depois esta fase será implementado o conceito de eportefólio digital, (REPE) concebendo um documento vivo onde os alunos possam depositar os conhecimentos desenvolvidos nas áreas curriculares disciplinares e não disciplinares. Utilizando uma metodologia de carácter exploratório, foi apresentado a professores em exercício e futuros professores um questionário semi-estruturado, e feita uma análise comparativa dos resultados das duas amostras. Pretende-se recolher informação que permitisse estabelecer algumas conclusões, através das quais formalizei a opinião sobre a pertinência do estudo. Finalizámos esta parte do trabalho com uma reflexão sobre as limitações do mesmo, problemas e obstáculos detectados, bem como o interesse em reportá-lo futuramente para a formação de professores. ABSTRACT: Society is permanently subjected to continuous technological, ideological and social changes. These aspects have to be carefully analyzed if one attempt to understand today’s educational needs. The answer to these educational needs implies a coherent, informed and up to date didactic answer by every teacher. The permanent confrontation with today’s new challenges (related to the spread of digital culture in general) and with the ones that lie ahead demand reflexive and enlightened stands from the teachers in what concerns aspects which limit one’s thought and action. Therefore, pedagogical attitudes and performances must be instigated in order to take advantage of the new possibilities created by information and communication technologies. The progressive usage of computers in society, especially at school, headed to a profound change in pedagogical practices in primary studies as well as in what regards educational technologies applied to the classroom. Thus, our study, acknowledging the deficient and not too informed use of multimedia resources and computer in a primary school classroom, aims to investigate its use by teachers and candidates to a teaching position as well as to understand the importance given by them to the available educational resources and their capacity to improve their pedagogical practice by using computer programs. Using an exploring methodology, teachers and candidates to a teaching position were given a questionnaire and a comparative analysis was made regarding the two samples results. We strived to collect information that allowed us to formulate hypothesis and above all to come to some conclusions through which we realized the importance of our research. As a result, this study ends with a thoughtful consideration on the limitations, problems and obstacles linked to it as well as on the need to disclose it in a teachers’ training context.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1417
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