Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13851
Title: Formação de professores e atividades práticas de astronomia no 1º CEB
Author: Sá, Cristina Maria Mendes dos Santos da Fonseca e
Advisor: Santos, Lucília
Keywords: Didática
Desenvolvimento dos currículos
Formação de professores
Ensino básico 1º ciclo
Práticas educativas
Actividades de aprendizagem
Ensino de Astronomia
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os estudos sobre astronomia e educação em astronomia com professores em serviço são escassos e o seu aumento significativo, nos últimos anos, denota a importância desta área na literacia científica dos cidadãos. Há uma necessidade de divulgar esse conhecimento para superar algumas dificuldades, tais como, a prevalência de conceções alternativas e a falta de implementação de atividades práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, foi implementado um estudo quasi-experimental com professores e alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade de escolas da costa norte de Portugal, que integrou aplicação de questionários diagnósticos em mais de um momento, e uma ação de formação sobre astronomia, para professores. A intenção era verificar se as conceções em relação à astronomia, de professores e alunos, estavam em conformidade com as descritas na literatura, e se a ação de formação, com base em atividades práticas, concebidas com materiais acessíveis e adequadas para colocar em prática com os alunos, foi resposta para melhorar os seus conhecimentos científicos e a prática docente. A análise dos dados a partir do pré-teste revelou conceções alternativas de acordo com a literatura. Os resultados verificados no pós-teste, administrado um ano mais tarde, para o grupo experimental de professores, e comparados com os do grupo de controlo, mostraram que a totalidade dos elementos do grupo experimental evidenciaram uma melhoria significativa no conhecimento científico e uma mudança concetual, devido ao desenvolvimento profissional implementado. Também se verificou que a realização de atividades práticas, através de metodologia de investigação, permitiu que os alunos pudessem compreender como funciona a ciência, o que se traduziu em progresso ao nível das aprendizagens e atitudes. A prática efetiva de atividades hands-on e minds-on parece ser uma maneira apropriada para construir e reforçar o conhecimento científico nesta área, acerca de fenómenos não observáveis. Advoga-se, assim, a importância da formação de professores ao longo da carreira docente como forma de atualizar o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista uma escola capaz de preparar os alunos para uma sociedade cada vez mais exigente e influenciada pela constante mudança no conhecimento proporcionado pelo desenvolvimento científico e tecnológico.
Astronomy studies with in-service teachers are scarce and their significant increase, in recent years, denotes the importance of this area in the citizens’ scientific literacy. There is a need to disseminate this knowledge to overcome some difficulties such as the prevalence of alternative conceptions and the ways to do practical activities in primary school. In this context, a quasi-experimental design was implemented with teachers and students from 3th and 4th years of schooling from schools of the north coast of Portugal, that integrated written questionnaires in different moments and a professional development action for teachers. The intention was to check if the conceptions on astronomy held by teachers and students were in accordance with those described in the literature and if the professional development, based on practical activities, designed with accessible materials and suitable to put on practice with students, was a response to improve their scientific knowledge and practice. The analysis of data from the pre-test revealed alternative concepts according with literature. The results from the pos-test, administrated one year later, to the teacher’s experimental group and its comparison with the results from the control group showed that the totality of in-service teachers, from the experimental group, had a significant improvement on scientific knowledge and underwent a conceptual change due to the professional development action implemented. It was also verified that carrying out practical activities, through research methodologies, allowed the students to understand how science works which resulted in progress at level of learning and attitudes. The effective practice of hands-on and minds-on activities seems to be a proper way to build and/or strengthen the scientific knowledge of teachers, about unobservable phenomena. Thus the importance of teacher education along the teaching career is advocated as a way of upgrading the teaching and learning process, aiming to a school to prepare students for an increasingly demanding society, influenced by the constant change in the knowledge provided by scientific and technological development.
Description: Doutoramento em Didática e Formação - Didáctica e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/13851
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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