Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13829
Título: Atitude dos consumidores em relação à publicidade no Facebook
Autor: Ferreira, Fátima Cristina Machado
Orientador: Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
Palavras-chave: Marketing
Comportamento do consumidor
Redes sociais
Publicidade
Data de Defesa: 29-Jul-2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Desde a introdução das redes sociais na sociedade e na vida dos consumidores que estas não param de aumentar e cativar utilizadores de todas as idades. Com esta evolução, torna-se cada vez mais importante para as marcas estarem presentes nestas plataformas de socialização online, onde os indivíduos despendem cada vez mais tempo. No entanto, devido ao elevado volume de conteúdos que é publicado diariamente nestas redes, as marcas têm de conseguir fazer a diferença e criar conteúdos que cativem os utilizadores. Mas, alcançar uma atitude positiva do consumidor exige da marca um trabalho complexo para o qual é necessário ter em conta diversos fatores. Tendo conhecimento, a partir da literatura existente, quais as principais variáveis que influenciam a atitude do consumidor em relação à publicidade, elaborou-se um questionário aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência de 385 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos. Através dos dados recolhidos foi possível ensaiar o cruzamento de diversas variáveis de modo a conseguir averiguar qual a atitude do consumidor em relação à publicidade na rede social Facebook. Com os resultados obtidos, foi possível verificar, que ambos os géneros participam de igual modo na rede social, no entanto estes apresentam atitudes significativamente diferentes em relação à publicidade no Facebook. Ainda foi possível apurar que os indivíduos apresentam uma atitude mais favorável em relação às publicações da marca quando comparada com a atitude em relação à publicidade no Facebook. Verificou-se também o impacto das variáveis sociodemográficas não só na atitude do consumidor em relação à publicidade no Facebook, como nas publicações das marcas, na comunicação passa palavra eletrónica e no evitamento da publicidade.
Since the introduction of social networks in society and in lives of consumers, these are constantly raising and engaging users of all ages. With this development, it becomes increasingly important for the brands to be present in these online socializing platforms, where people spend more and more time. However, due to the high volume of contents that is published daily in these networks, brands need to be able to make a difference and create content that engages users. But obtaining a positive attitude from the consumer requires a complex brand work for which it is necessary to take into account several factors. Having knowledge from the literature, the main variables that influence consumer attitudes towards advertising, we prepared a survey applied to a non- random sample of 385 individuals aged between 18 and 44 years old. Through the data collected was possible to test the intersection of several variables in order to achieve verification of the consumer attitude regarding advertising on social network Facebook. With the results, we found that both genders participate equally in the social network, however these have significantly different attitudes toward advertising on Facebook. Although it was found that individuals have a more favorable attitude toward the brand publications compared to attitude toward advertising on Facebook. Was also verified the impact of socio demographic variables not only in consumer attitude regarding advertising on Facebook, as in the marks’s publications, in electronic word of mouth and avoidance of advertising.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/13829
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ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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