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 E-portefólios e histórias de vida enquadrados na web 2.0 : estudo de caso no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências nível secundário
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1380

title: E-portefólios e histórias de vida enquadrados na web 2.0 : estudo de caso no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências nível secundário
authors: Costa, Cristina Maria Oliveira da
advisors: Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barrosos Santa-Clara
keywords: Ensino multimedia
B-learning
Inovação pedagógica
Educação de adultos
Desenvolvimento individual
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Na sociedade do saber-fluxo, a aprendizagem ao longo da vida torna-se um desafio para os sistemas educativos e para os indivíduos, em particular. A Internet, mais precisamente, a Web 2.0 expandem o acesso à informação, possibilitam e fomentam a participação através de serviços abertos onde utilizadores com interesses comuns interagem e aprendem em conjunto. Estas fontes de conhecimento - contextos informais - competem agora com a educação formal. Os aprendentes têm a possibilidade de gerir tanto o conteúdo como o processo de aprendizagem mas esta (r)evolução implica um programa de desenvolvimento de competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida e, no que diz respeito a Portugal, muitos dos esforços desenvolvidos consubstanciam a Iniciativa Novas Oportunidades. A dissertação que apresentamos descreve um estudo de caso que analisa o impacto da construção de um e-portefólio, em particular, a utilização de um ambiente de aprendizagem online Eduspaces e outras ferramentas da Web 2.0 tais como YouTube, VoiceThread e Google Pages Creator, no desenvolvimento da motivação para a investigação/acção/formação, da reflexividade, da colaboração e de competências TIC, no âmbito do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, de nível secundário. O projecto foi desenhado em torno de uma investigação qualitativa e, em menor escala, quantitativa. Foram observados dezasseis adultos, desde Outubro 2007 até Julho 2008, na construção do seu e-portefólio. A recolha de dados foi realizada através da observação participante e aconteceu em vários momentos do processo, a partir de uma diversidade de suportes que incluem análise de documentos, questionários e e-entrevistas. Os resultados obtidos revelam que a construção do e-portefólio com recurso a ferramentas da Web 2.0 permitiu que os adultos desenvolvessem experiências significativas na auto-regulação do desenvolvimento pessoal e evidenciam alguns dos desafios para a política de um e-portefólio para todos. ABSTRACT: In a fluid knowledge-driven society lifelong learning has become a challenge to education systems and individuals. Internet and especially Web 2.0 have expanded access to information. This set of tools enables and encourages participation through open services where people with the same interests interact and learn together. These sources of knowledge – non formal contexts - compete now with formal education. Learners are able to manage both content and process of learning but this (r)evolution implies undertaking a framework of key competences for lifelong learning and in what concerns Portugal most ongoing efforts of the Portuguese authorities are under the program Novas Oportunidades. The dissertation that we present describes a case study that analyses the impact of the ePortfolio, in particular, the online learning landscape Eduspaces and other Web 2.0 tools such as YouTube, VoiceThread and Google Pages in developing motivation for investigation/action/training, reflection, collaboration and ICT skills in the context of the process of Recognition, Validation and Certification of Competences – secondary level. The project has been designed around a blend qualitative and in a smaller scale quantitative research technique. Sixteen non-selected case study individuals were observed in detail since mid October 2007 to July 2008 to examine the construction of their ePortfolio. Data was gathered through a participant observation and the qualitative evaluation took place at the various stages of the process. Mixed methods were used, including document analysis, questionnaires and regular einterviews. The results reveal that the construction of the ePortfolio with Web 2.0 tools has enabled adults to develop meaningful experiences in self regulation of personal development and they also highlight the challenges ahead in the politics of an ePortfolio for everyone.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1380
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