Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLã, Filipapt
dc.contributor.authorFerreira, Joana Margarida Pereirapt
dc.date.accessioned2015-04-10T14:20:22Z-
dc.date.available2015-04-10T14:20:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13767-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractDesde o século XVIII que foram vários os pedagogos que procuraram responder a questões inerentes ao funcionamento do aparelho vocal no canto lírico. O conhecimento inicialmente gerado, guardado sob a forma de compêndios ou métodos, embora notável atendendo aos recursos então disponíveis, carece essencialmente de fundamentação científica que possa justificar a função dos exercícios propostos. Carece igualmente de uma explicação pormenorizada sobre como estes exercícios devem ser executados e praticados. Ao longo do século XIX, a transmissão oral, aliada à transcrição musical e ao conhecimento científico em voz que se iniciou, permitiram que estes exercícios chegassem até nós da forma como foram concebidos, tendo por base a qualidade vocal associada à sua prática repetida. Foi a partir deste momento que surgiu a interdisciplinaridade que atualmente rege a pedagogia vocal. Entre os vários autores que tornaram esta prática vocal informada possível destacam-se Garcia (I e II), Coffin, Vennard, Miller, Titze e Sundberg. A necessidade que surge agora (séc. XXI) é a da sistematização e compilação da informação disponível. O presente estudo constitui uma tentativa de criação de um guia para uma prática vocal informada, i.e. um compêndio prático, estruturado de forma a conduzir o estudante de canto na aquisição de hábitos de estudo e de uma prática vocal diários, com objetivos bem definidos, fundamentados na fisiologia da fonação subjacente aos resultados vocais esperados.pt
dc.description.abstractSince the eighteenth century there were several educators who sought to answer questions concerning the operation of the vocal apparatus in classical singing. Knowledge initially generated, stored in the form of textbooks or methods, although remarkable in view of the then available resources, essentially lacks scientific basis to justify the function of the proposed exercises. It also lacks a detailed explanation of how these exercises should be performed and practiced. Throughout the nineteenth century, the oral transmission, combined with the musical transcription and scientific knowledge in voice began, allowed these exercises came to us as they were designed, based on voice quality associated with its repeated practice. It was from this moment that interdisciplinarity emerged and that currently rules the vocal pedagogy. Among the many authors who made this possible vocal practice informed stand out Garcia (I and II), Coffin, Vennard, Miller, Titze and Sundberg. The need that arises now (XXI century) is the systematization and compilation of available information. This study is an attempt to create a guide for vocal practice informed, i.e. a practical compendium, structured to lead the singing student in the acquisition of study habits and daily vocal practice, with well-defined objectives, based on the speech physiology that underlying the expected vocal results.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de músicapt
dc.subjectExercícios vocaispt
dc.subjectTécnicas vocaispt
dc.subjectFisiologia humanapt
dc.subjectCanto - Metodologia de ensinopt
dc.subjectEnsino-aprendizagem - Cantopt
dc.subject.otherFisiologia da fonaçãopt
dc.subject.otherExercícios vocaispt
dc.subject.otherCompêndiopt
dc.subject.otherRegime de treino diáriopt
dc.subject.otherEnsino-aprendizagem do cantopt
dc.titleA fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informadapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.