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 E-assessment no ensino superior : constrangimentos e potencialidades
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1376

title: E-assessment no ensino superior : constrangimentos e potencialidades
authors: Dias, Ana Jorge Balula Pereira
advisors: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
keywords: Tecnologia educativa
E-learning
Estratégias de aprendizagem
Avaliação da educação
Critérios de avaliação
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nesta dissertação apresenta-se um estudo sobre o e-assessment em contexto de Ensino Superior. O referencial teórico enquadrador do estudo desenvolveu- -se com o intuito de se sistematizar conceitos fundamentais sobre avaliação das aprendizagens e sobre o e-learning, tendo em linha de conta as orientações actuais sobre o Ensino Superior e factores promotores da sua qualidade. Com base nesse referencial teórico desenvolveu-se um estudo empírico sobre o e-assessment no contexto específico do Curso de Mestrado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro (edição 2004/06). O estudo, que envolveu 6 docentes e 24 alunos da referida edição do Mestrado, teve como uma das suas principais finalidades descrever e analisar as experiências de e- -assessment vividas. Os dados foram obtidos através de análise documental de elementos relativos ao Mestrado, de entrevistas realizadas aos docentes e de um questionário administrado aos alunos. A partir da análise dos resultados obtidos e à luz do referencial teórico que lhes serviu de enquadramento, procurou dar-se resposta às finalidades inicialmente delineadas para o estudo e que passaram, fundamentalmente, por (i) contribuir para o desenvolvimento de um modelo conceptual enquadrador do pensamento sobre a avaliação das aprendizagens, e em particular do e- -assessment, em contexto de Ensino Superior e (ii) identificar e reflectir sobre os constrangimentos e potencialidades do e-assessment, inerentes ao meio em que este ocorre. Do confronto entre as duas dimensões em que o estudo se desenvolveu delinearam-se sugestões para o que pode ser entendido como boas práticas de e-assessment no ensino superior, nomeadamente quanto às formas como se pode avaliar o processo de aprendizagem, quanto às maneiras de avaliar a participação online e quanto à prevenção e detecção da fraude intelectual. Por fim, são feitas propostas para investigações futuras como, por exemplo, prosseguir com a realização de estudos sobre o tema mas noutros níveis do Ensino Superior (formação inicial) e desenvolver estudos de investigação- -acção no sentido de melhor se compreenderem as dinâmicas de boas práticas de e-assessment. ABSTRACT: This work presents a study of e-assessment within the context of Higher Education. The theoretical framework that underlies the study was developed to provide a systematic schema for the fundamental concepts of assessment and e-learning whilst also reflecting current thinking regarding Higher Education and factors that promote its quality. Bearing in mind the theoretical research, an empiric study was developed on eassessment in the specific context of the Master Course on Multimedia in Education of the University of Aveiro (2004/06 edition). This study, which has involved 6 teachers and 24 students of this course, had as one of its main goals to describe and analyse the lived experiences of e-assessment. The data were obtained through the analysis of documents that concerned the course, interviews made to the teachers and of a questionnaire addressed to the students. From the analysis of the results obtained, and looking at them through the lens of research studies in the field, an answer was sought to be given to the aims initially put forward for this study. These consisted, essentially, (i) in contributing to the development of a conceptual framework to support the thinking on assessment, and specially on e-assessment, in the context of Higher Education, and (ii) in identifying and reflecting upon the constraints and potentialities of e-assessment, inherent to the environment where it occurs. From the comparison of these two dimensions developed along the study, suggestions were outlined to what can be understood as good practices of e- -assessment in Higher Education, namely as to ways of focusing the assessment on the learning process, the assessment of online participation and the prevention and detection of intellectual fraud. Finally, suggestions for future research are put forward, e.g. to keep on studying this subject, but at other levels of Higher Education (initial education), and to develop further studies making use of action-research methodologies, in order to achieve a better understanding of the dynamics of good e-assessment practices.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1376
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UA - Dissertações de mestrado

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