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Title: Impacto das políticas públicas na competitividade empresarial local
Author: Machado, António Fernando da Silva Rodrigues
Advisor: Rodrigues, Carlos José
Keywords: Administração pública
Economia regional
Competitividade das empresas
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe-se analisar a relevância das políticas públicas para a captação de investimento e apoio ao desenvolvimento do tecido empresarial no concelho de Vila Nova de Gaia. Esta dissertação afirma que os municípios têm um importante papel para a captação de investimento e a construção de políticas de proximidade de apoio ao tecido empresarial local. Enquadra as diferentes estratégias nacionais e locais com o atual processo de globalização dos mercados, onde os países e os seus municípios têm de competir a nível mundial, salientando as suas vantagens comparativas para garantir a localização de empresas multinacionais. Estas políticas de proximidade, desenvolvidas por organismos com responsabilidade na gestão dos territórios, devem ser enquadradas e compatibilizadas com as estratégias nacionais. A literatura mais relevante sobre competitividade territorial é revista e utilizada para fundamentar as diferentes visões sobre esta temática. O trabalho de investigação é suportado por dados oficiais, publicados por entidades públicas de reconhecido mérito. O documento é composto por uma caracterização do conceito de competitividade territorial, enquadrado com o processo de globalização e o contexto económico mundial. São identificadas as políticas públicas adotadas por Portugal para estimular a economia, comparando com estratégias adotadas por outros países. Posteriormente é feita uma análise ao caso de estudo deste trabalho, ou seja, as políticas públicas implementadas pelo Município de Vila Nova de Gaia para a captação de investimento e apoio ao tecido empresarial concelhio, com uma breve alusão às estratégias adotadas por outros municípios portugueses. Para concluir, são identificadas algumas repercussões da implementação da estratégia definida para Vila Nova de Gaia, especialmente com a criação da agência municipal de investimento, AMIgaia, EEM, sendo sugerida como um bom exemplo de ferramenta de apoio às empresas, ao desenvolvimento económico local e de estímulo à competitividade territorial.
The aim of this paper is to analyze the relevance of local public policies to the attraction of investment and promotion of entrepreneurship in the municipality of Vila Nova de Gaia. This paper states that municipalities have a major role in attracting investment and developing policies that supporting local businesses. It also frames the different national and local strategies under the current market globalization process, where countries and their municipalities have to compete worldwide, emphasizing the comparative advantages in order to ensure the settlement of multinational companies. These proximity policies, developed by agencies with responsibility in territory management, should be set and aligned with the national strategies. The most relevant literature about territorial competitiveness is reviewed and use to ground the different views on the theme. The research is supported by official data published by public organizations of recognized merit and relevance. The document consists of a conceptual approach to territorial competitiveness, framed by the globalization process as well as the worldwide economical environment. In this paper the public policies adopted by Portugal in order to stimulate the economy, comparing with the strategies followed by other countries are identified It also develops a case study about the public policies carried out by the Municipality of Vila Nova de Gaia in order to attract investment and find support to local entrepreneurs, with a brief reference to the strategies adopted by other Portuguese municipalities. Finally, some implications related to the implementation of the strategy defined by Vila Nova de Gaia are identified, especially the creation of a municipal investment agency, AMIgaia, which can be regarded as a good example of a supporting organizational tool to companies, local development and territorial competiveness.
Description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/13667
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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