Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13631
Title: Coceptualização e desenvolvimento de uma plataforma de gestão de conhecimento
Author: Pacheco, David Miguel Gonçalves
Advisor: Mealha, Óscar
Dias, Helena Isabel Pereira
Keywords: Comunicação Multimédia
Gestão do conhecimento
Gestão de empresas
Interfaces gráficas - Design
Interacção homem-computador
Usabilidade
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No panorama atual das Tecnologias da Informação tem vindo a destacar-se como principal vantagem competitiva nas empresas, o conhecimento, ou seja, a capacidade intelectual possuída pelas organizações e pelos seus membros como meio de produção, que torna cada organização diferente de qualquer outra existente no mesmo meio. Surge assim, a necessidade por parte das empresas de fazerem a melhor gestão possível do seu conhecimento, tendo em vista o aumento da sua competitividade organizacional. A presente dissertação, realizada em contexto empresarial, pretendeu responder a um problema identificado na empresa Ubiwhere, a falta de um gestor de conhecimento, com enfâse no campo da comunicação e relação com os agentes externos, com os quais a empresa se relaciona. Através do desenvolvimento de um protótipo de alta-fidelidade, testando-o na empresa, esta investigação pretendeu averiguar qual a pertinência e vantagens da utilização de um gestor de conhecimento, com estas características, no processo laboral dos colaboradores da empresa. A metodologia utilizada combinou o desenvolvimento de protótipos, recolha e análise de dados. Foram realizadas entrevistas, levantamento de sistemas existentes e semelhantes que levaram à criação de um protótipo de baixa fidelidade. Foi realizado um focus group para a prova do conceito, que depois de aprovado, levou à criação de um protótipo de alta-fidelidade, testado através da realização de testes de usabilidade. Os resultados obtidos caracterizam-se pela obtenção de vantagens e bastante recetividade por parte dos colaboradores: o protótipo cumpriu as necessidades e satisfez o público-alvo.
In the current panorama of Information Technology business, one of the main competitive advantages is knowledge, acting as an intellectual ability, possessed by the organizations and their members, which makes the organization different from any other existing in the same medium. Thus arises the need for organizations to make the best possible management of their knowledge, in order to increase their organizational competitiveness. This dissertation, conducted in a business context, intended to respond to an identified problem in the company Ubiwhere, the lack of a knowledge manager with an emphasis on communication and relationships with external agents of the company, with whom the company relates. Through the development and testing in the company of a high-fidelity prototype, this research sought to determine the relevance and benefits of using a knowledge manager with these characteristics in the labor process of the companies’ employees. The used methodology combined prototype development, data collection and analysis. Interviews and surveys of existing and similar systems were performed leading to the creation of a low-fidelity prototype. A focus group was conducted for proof of concept, which when approved, led to the creation of a high-fidelity prototype, tested by conducting usability tests. The most prominent results achieved are the receptivity of the employees and the visible achievement of advantages: the prototype fulfill the needs of the target audience.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/13631
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese4.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.