Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Sarapt
dc.contributor.authorSaleiro, Clara Nora Vazpt
dc.date.accessioned2015-03-16T19:06:29Z-
dc.date.available2015-03-16T19:06:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13629-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractEste projeto educativo incidiu sobre o tema da afinação, em particular, da flauta transversal. O projeto teve como base o método Intonation & Vibrato de Trevor Wye (Wye, 1983), a partir das ideias defendidas pelo autor e dos 24 pequenos estudos de afinação que propõe. Foi feito um levantamento dos diferentes temperamentos que existiram ao longo da história, as suas vantagens e desvantagens. Partindo do princípio de que também o temperamento igual não é perfeito e que, ao tocar um instrumento de afinação não-fixa, podemos corrigir certos intervalos mais importantes tendo em conta a posição que certas notas ocupam num determinado acorde/tonalidade, neste projeto foram abordadas duas estratégias de afinação. Numa das estratégias aplicadas os alunos aprenderam a afinar segundo as frequências de cada nota, utilizando como ferramenta de trabalho um afinador. Na outra estratégia os alunos aprenderam a afinar segundo as relações intervalares de cada tonalidade, tendo como base oitavas no registo grave de um piano. Procurou-se compreender o benefício em introduzir noções de afinação a partir do segundo ano de aprendizagem do instrumento, nível em que se encontravam todos os doze alunos em estudo. Pretendeu-se observar a reação dos alunos ao uso do afinador, bem como o desenvolvimento das suas capacidades auditivas ao longo do tempo.pt
dc.description.abstractThis educative project focused particularly on the tuning of the flute. This project was based on Trevor Wye's method: Intonation & Vibrato (Wye, 1983), on the ideas supported by the author, and on 24 short tuning studies that he suggests. It was performed a search of the different temperaments that existed along history, and analysed their advantages and disadvantages. Assuming that an equal temperament is also not perfect and that, while playing non-fixed pitch instruments, one can correct specific important intervals knowing the position of certain music notes in a specific chord/tone, in this project two tuning strategies were used. At one strategy, the students learnt how to tune according to the frequency of each note using a tuner. On the other strategy, the students learnt how to tune according to the intervals between each tone, using octave notes in the very low register of the piano. It was intended to examine the benefits of teaching tuning strategies at the second year of the instrument studies, the educational level of the 12 students enrolled in this project. To observe the students' reactions to the use of a tuner, as well as the improvement of their hearing abilities throughout time.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de músicapt
dc.subjectEstratégias de ensinopt
dc.subjectAfinação (música)pt
dc.subjectFlauta transversal - Ensinopt
dc.subjectInstrumentos musicaispt
dc.subject.otherTemperamentospt
dc.subject.otherAfinaçãopt
dc.subject.otherFlauta transversalpt
dc.titleEstratégias de afinação baseadas em Intonation & Vibrato de Trevor Wyept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese1.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.