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dc.contributor.authorMartins, I. P.pt
dc.contributor.authorTenreiro-Vieira, C.pt
dc.contributor.authorVieira, R. M.pt
dc.contributor.authorSá, P.pt
dc.contributor.authorRodrigues, A. V.pt
dc.contributor.authorTeixeira, F.pt
dc.contributor.authorCouceiro, F.pt
dc.contributor.authorVeiga, M. L.pt
dc.contributor.authorNeves, C.pt
dc.date.accessioned2015-02-25T10:32:12Z-
dc.date.available2015-02-25T10:32:12Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn978-972-742-359-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13495-
dc.description.abstractO Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (PFEEC), desenvolveu-se ao longo de quatro anos letivos, entre 2006 e 2010, envolvendo um plano de formação contínua, de âmbito nacional, e a produção e disponibilização de recursos didáticos para Formadores de Professores e para Professores do 1.º ciclo. O programa alicerçou-se no reconhecimento de que o Ensino Experimental das Ciências, nos primeiros anos de escolaridade, é fundamental para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos e para o desenvolvimento de capacidades necessárias ao exercício de uma cidadania informada. Todos os materiais produzidos no âmbito deste Programa estão ao dispor de toda a comunidade educativa, na página da DGE, podendo ser utilizados na Formação de Professores bem como na prática letiva dos professores deste nível de ensino. O programa envolveu ainda a dotação financeira das escolas de 1.º ciclo participantes para o apetrechamento do equipamento laboratorial considerado imprescindível ao desenvolvimento do trabalho experimental neste nível de escolaridade. Participaram no Programa um total de 5141 professores formandos, 4245 escolas e 149 359 alunos. Tendo em conta o conhecimento científico-pedagógico proporcionado aos professores por este Programa, bem como o apetrechamento das escolas envolvidas e os recursos produzidos, considerou-se importante levar a efeito um estudo, que permitisse avaliar o seu impacte nas práticas docentes e nos resultados de aprendizagens dos alunos. O relatório final que agora se apresenta é o resultado desse estudo, o qual foi coordenado pela Professora Isabel Martins, a quem competiu constituir e dirigir a equipa de investigação. Nele se descreve o modo como o estudo de avaliação, conduzido a nível nacional, foi desenvolvido, bem como os resultados e conclusões alcançados.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino Experimental das Ciênciaspt
dc.subjectPrograma de Formaçãopt
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.titleAvaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Um estudo de âmbito nacional: Relatório Finalpt
dc.typereportpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
dc.relation.publisherversionhttp://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=203pt
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