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 Cultura linguística : um estudo com alunos do 2º ciclo do ensino básico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1340

title: Cultura linguística : um estudo com alunos do 2º ciclo do ensino básico
authors: Camarneira, Ilda Maria Domingues
advisors: Andrade, Ana Isabel de Oliveira
keywords: Didáctica das línguas
Multilinguismo
Desenvolvimento de competências
Sociologia da educação
Alunos do básico 2º ciclo
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: As línguas são um mundo maravilhoso. Estando os nossos alunos integrados numa Europa alargada e diversa, é importante assegurar nas nossas escolas atitudes conducentes a uma maior abertura às outras línguas e culturas e uma melhor compreensão e respeito pelo diferente. Considerando que a cultura linguística é uma valência fundamental da competência intercultural e um factor de integração de compreensão mútua e de abertura ao Outro, neste projecto decidimos concentrar-nos na importância e no modo de desenvolvimento da cultura linguística em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico. Consideramos, portanto, fundamental saber como nascem as línguas, como evoluem, de que modo se distinguem ou assemelham, como se assimilam, cruzam ou comparam. Este trabalho de dissertação é, assim, um relato de um trabalho de investigação-acção que analisa uma intervenção didáctica que confrontou uma turma do Ensino Básico com culturas e línguas diferentes de modo a desenvolver a cultura linguística dos alunos. A cultura linguística é um elemento essencial da nossa identidade e um elemento enriquecedor do aluno e da pessoa, saber coisas sobre as línguas é ter coisas do Outro, é ser capaz de abraçar o mundo, é ser mais rico. Da análise dos dados resultou claro que a cultura linguística da generalidade dos alunos é pobre. Porém, estes mostraram gostar de realizar actividades relacionadas com as línguas em actividades de intercompreensão e de sensibilização à diversidade linguística, logo o desenvolvimento da cultura linguística pode ser uma realidade se a Escola estiver disponível, aberta e preparada para a desenvolver. Sendo as línguas um elemento fundamental de qualquer povo, importa aos agentes educativos encará-las como uma herança não apenas de cada povo individualmente considerado, mas como uma herança de uma civilização maior que constitui a Europa. ABSTRACT: Las lenguas son un mundo estupendo. Estando nuestros alumnos integrados en una Europa alargada y diversa, es importante garantizar en nuestras escuelas actitudes conducentes a una más grande abertura a las demás lenguas y culturas y una mejor comprensión y respecto por lo diferente. Teniendo en cuenta que la cultura lingüística es un valor fundamental de la competencia intercultural y un factor de integración y de comprensión mutua y de abertura al Otro, en este proyecto decidimos concentrarnos en la importancia y en el modo de desarrollo de la cultura lingüística en alumnos del Segundo Ciclo de la Enseñanza Básica. Consideramos, por lo tanto, fundamental saber como nacen las lenguas, como evolucionan, de que modo se distinguen o aproximan, cómo se asimilan, cruzan o comparan. Este trabajo de disertación es, así, un relato de un trabajo de investigación-acción que analiza una intervención didáctica que confrontó una clase de la Enseñanza Básica con culturas y lenguas diferentes, de modo a desarrollar la cultura lingüística de los alumnos. La cultura lingüística es un elemento esencial de nuestra identidad y un elemento enriquecedor del alumno y de la persona, saber cosas sobre las lenguas es detener cosas del Otro, es ser capaz de abrazar el mundo, es ser más rico. Del análisis de los datos resultó claro que la cultura lingüística de la generalidad de los alumnos es pobre. Sin embargo, estos mostraron que les gustó realizar actividades relacionadas con las lenguas en actividades de intercomprensión y de sensibilización a la diversidad lingüística puede ser una realidad si la escuela está disponible, abierta y lista para desarrollarla. Siendo las lenguas un elemento fundamental de cualquier pueblo, conviene a los agentes educativos encararlas como una herencia no solo de cada pueblo individualmente considerado, sino como una herencia de una civilización más grande que constituye la Europa.
description: Mestrado em Didáctica de Línguas
URI: http://hdl.handle.net/10773/1340
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