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 Percepções dos professores de ciências naturais sobre o ensino no âmbito CTSA
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1322

title: Percepções dos professores de ciências naturais sobre o ensino no âmbito CTSA
authors: Negrais, Maria João Valente Pereira
advisors: Marques, Luís Manuel Ferreira
keywords: Didáctica das ciências
Professores de ciências
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
Educação para a cidadania
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: É cada vez mais importante contribuir para a formação de cidadãos livres, responsáveis e críticos para participar plenamente na vida colectiva da Sociedade, permitindo-lhes acompanhar o crescimento científico e tecnológico. Do ponto de vista educacional a orientação CTSA (Ciência-Tecnologia- Sociedade-Ambiente) é considerada uma via para alcançar tais objectivos, permitindo motivar os alunos para o estudo de Ciências e proporcionando uma imagem mais autêntica das implicações da própria Ciência. Esta investigação pretendeu, recorrendo a um questionário como instrumento de recolha de dados, contribuir para averiguar quais as percepções dos professores de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico face ao movimento CTSA. Após a elaboração do questionário, procedeu-se à sua validação junto de duas professoras investigadoras. De seguida, o questionário foi sujeito a um estudo piloto, junto a um pequeno grupo de professores. Finalmente, foram enviados 146 questionários para 39 escolas do distrito de Aveiro, tendo-se recolhido 75 questionários. Após as fases referidas, as respostas dadas aos questionários foram analisadas, na sua maioria estatisticamente, tendo-se recorrido ao programa SPSS para o tratamento das respostas às questões de formato fechado. Para o tratamento das questões de formato aberto recorreu-se à análise de conteúdo das mesmas. Os resultados obtidos permitiram concluir que os professores inquiridos têm um conhecimento razoável da orientação CTSA, fazendo a maioria um uso frequente dessa orientação nas aulas. Apesar disso, continuam a privilegiar instrumentos de avaliação mais “tradicionais”. Os professores sentem algumas dificuldades na implementação do ensino CTSA, destacando a falta de tempo como sendo o maior obstáculo. Talvez por este motivo, não privilegiam a aprendizagem fora do contexto da sala-de-aula. ABSTRACT: It is essential to create free citizens to formulate a critical understanding and take responsible actions, within the Society, as well as allowing them to follow the scientific and technological growth is increasing. From an educational point of view, the Science, Technology and Society (STS) movement in Science Education is considered vital in order to address such goals, motivating students in the study of Science, as well as creating a more authentic image of Science’s own implications. Using an inquiry, as an instrument used to obtain facts, this investigation studied the perceptions of elementary Natural Science teachers, within the STS movement. After the conception of the inquiry, which was validates by two investigators, a baseline study was produced with a small group of teachers. Finally, 146 inquiries where sent out to 39 schools from the District of Aveiro (Portugal), where a batch of 75 were studied. A statistical analysis was produced with the help of the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) software, in order to treat the answers to the type closes questions. In the case of open-ended questions the content analysis was applied. With the obtained results, it is possible to conclude that the teachers inquired have reasonable knowledge of the STS movement in Science Education. Most of these teachers apply frequently this movement in there own classroom. Nevertheless, they continue to favor the more “traditional” evaluation methods. The main difficulties that teachers experience when applying the STS movement is the lack of time. Maybe, due to these difficulties teachers do not engage on a “beyond classroom” practice.
description: Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1322
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