Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13212
Title: Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar
Author: Maia, Sónia Maria Conceição
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Educação em ciências
Educação pré-escolar
Ensino das ciências
Prática pedagógica
Estratégias da aprendizagem
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção-investigação, desenvolvido em Prática Pedagógica Supervisionada, tendo como temas subjacentes a organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem ao nível da Educação em Ciências no Pré-Escolar. Assim, com este projeto de intervenção-investigação pretendeu-se conceber uma estratégia didática que visou intervir na Educação em Ciências no Pré-Escolar através do desenvolvimento (conceção, planificação, implementação, validação e avaliação) de uma sequência didática sobre a temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Neste âmbito pretendeu-se averiguar qual o impacte da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças em idade Pré-Escolar, bem como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Tendo por base as orientações da literatura e a caraterização do contexto educativo e do público-alvo em questão, concebeu-se, planificou-se, implementou-se, validou-se e avaliou-se um conjunto de atividades relativas à temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Este projeto possui caraterísticas de investigação-ação, em que se privilegiou como técnicas de recolha de dados a observação participante, a compilação documental e o inquérito por entrevista. Os resultados permitiram concluir que as crianças desenvolveram aprendizagens de Ciências ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do ar. Assume-se este projeto como um contributo impulsionador da Educação em Ciências, particularmente sobre a temática do ar, em contexto Pré-Escolar.
This final report is the result of an intervention-investigation project developed in supervised teaching practice, with the underlying themes of organization and management of teaching and learning process at the level of Science Education in Preschool. With this intervention-investigation project it was intended to develop a didactic strategy which aimed to intervene in Science Education from Preschool through the development (conception, planning, implementation, validation and evaluation) of a teaching sequence on the theme "Air and its physical characteristics". In this context we wanted to determine the impact of the implementation of a teaching sequence on Preschool of children’s learning, as well as on the professional development of the teacher-researcher. Based on the guidelines of the literature and characteristics the educational context and the children in question, were conceived, planned, implemented, validated and evaluated regarding the theme "Air and its physical characteristics." This project has action-research characteristics, for it adopted as techniques and instruments of data collection, participant observation, the compilation of documents and interview survey. The results allowed us to conclude that children learned science in terms of knowledge, skills and attitudes and values related to the theme of air. This project is assumed as a contribution to booster science education, particularly on the subject of air, in Preschool context.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13212
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
explorando o ar_ uma sequencia didatica para o pre escolar.pdf13.11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.