DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 eLearning no 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre o ruído
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1315

title: eLearning no 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre o ruído
authors: Ramos, António Augusto Tarrafa
advisors: Pereira, Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires
keywords: Ensino multimédia
Ensino à distância
E-learning
Educação ambiental
Ensino básico 1º ciclo
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Cada vez mais se torna importante proporcionar aos alunos, desde os anos iniciais de escolaridade, um contacto adequado com as tecnologias da informação e comunicação, nomeadamente para o tratamento de temas específicos, como é o caso do ruído. Neste contexto, a presente dissertação de Mestrado resulta de um estudo efectuado com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano lectivo de 2004/2005, que perseguiu, como principal finalidade, criar e avaliar o impacto de um módulo de formação a distância no desenvolvimento de competências, transversais e específicas, neste caso relativas ao “Ruído”. Para tentar dar resposta às questões de investigação subjacentes, optou-se por um “estudo de caso” e por um tratamento essencialmente qualitativo dos dados recolhidos. A experiência envolveu uma turma de 18 crianças do 4º ano de escolaridade e contou com a colaboração da professora da turma e com o apoio activo de uma professora de “apoio”. As diversas sessões do estudo, que decorreram em díade, tiveram lugar na própria sala de aula e, com base num estudo piloto efectuado, foram organizadas em quatro momentos distintos, ou seja, quatro sessões com aproximadamente uma hora cada uma, nas quais o tema do ruído era progressivamente abordado. Para a recolha de dados usaram-se as técnicas de inquirição e de observação (directa) e de análise documental, as quais foram suportadas por vários instrumentos, a saber: um Questionário Inicial e um Questionário Final, preenchidos pelos alunos; um Teste de Avaliação das Aprendizagens, resolvido pelos alunos antes (pré-teste) e depois das sessões (pós-teste); uma Grelha de Observação de Actividades; um Bloco de Notas; trabalhos produzidos pelos alunos, casos de textos, cartazes ou bandas desenhadas e entrevistas realizadas com os alunos e a professora da turma. Da análise dos resultados, concluiu-se que a participação dos alunos num módulo de formação a distância contribuiu para uma aprendizagem significativa do tema em estudo, permitindo o desenvolvimento de diversas competências por parte dos alunos do 1º CEB, nomeadamente a nível da navegação num ambiente de formação deste tipo, da organização e gestão da informação disponibilizada, da selecção adequada de informação, da cooperação e relacionamento interpessoal entre alunos e professor e da construção de conhecimento relacionado com o tema do “Ruído”. ABSTRACT: More and more it becomes important to provide the pupils, from the initial schooling years, an adequate contact with the information and communication technologies, namely for the treatment of specific subjects, like the noise. In this context, the present MA dissertation results from a study conducted with pupils of 1st Cycle of Basic Education, in the academic year of 2004/2005, and that pursued, as its main goal, to create and evaluate the impact of a distance education course on the development of transversal and specific skills, in this case related with “the noise”. To find answers for the research questions put forward, we opted for a "case study" and for an essentially qualitative treatment of the collected data. The experiment involved a class of 18 children in grade 4 and counted on the contribution of the teacher of the group and on the active involvement of a “support” teacher. The dyadic sessions of the study were conducted in the classroom itself and, based on a previously conducted pilot study, organized in four different moments - four sessions with approximately an hour each one, in which the subject of the noise was progressively studied. For the collection of data questionnaire, direct observation techniques and document analysis were used, supported by several instruments: an Initial and a Final Questionnaire, filled in by the pupils; one Learning Evaluation Test, filled by the pupils before and after the sessions; a form for registering the essential aspects observed during the sessions; a Log Book; works produced by the pupils, like texts, posters or drawings and interviews conducted with the pupils and the teacher. From the analysis of results, we conclude that the pupils participation in a distance education module contributed towards a significant learning of the subject in study, allowing the development of diverse aptitudes and skills on the part of the pupils, mainly browsing the distance education environment, organization and management of information, adequate selection of information, interpersonal cooperation and relationship between pupils and teacher and of the construction of knowledge related with the subject of the course, “the noise”.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1315
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008001324.pdf7.62 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2