Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13137
Title: Comunidades de prática online e a construção de competências para o ensino ativo
Author: Bezerra, Anna Cecília Sobral
Advisor: Souza, Francislê Neri de
Moreira, António
Keywords: Multimédia em educação
Formação contínua de professores
Práticas educativas
Comunidades virtuais
Competências pedagógicas
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo foi realizado no âmbito da formação continuada de professores através das interações numa Comunidade de Prática online (CoP online). Nas CoPs ocorrem a partiha de dúvidas e problemas comuns ao trabalho dos docentes. Quando as interações são mediadas por computadores, sejam estas síncronas ou assíncronas, ultrapassam as barreiras de espaço e tempo, se adequando ao cotidiano dos professores, invariavelmente tomado por múltiplas atividades. Nesta investigação delineamos os seguintes objetivos: i) Construir uma CoP online ancorada no software social Facebook, como espaço virtual de interação entre os participantes; ii) Comprender as interações através duma CoP online como etapa na construção de competências; iii) Criar e desenvolver um programa de formações presenciais e online com vistas à desenvover as competências de Questionamento e Argumentação; e, iv) Avaliar os impactos da formação através da CoP online no desenvolvimento das competências do Questionamento e da Argumentação enquanto estratégia de promoção do ensino ativo. Como estratégia, optamos em promover as interações através do Facebook por não ocasionar custos aos participantes e por atender ao modelo de presença virtual já existente. Participaram das interações professores em exercício da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), situada no interior de Pernambuco, Brasil. As interações decorreram no período de Abril de 2012 até Março de 2013, numa comunidade fechada, de livre adesão através de convite. Para solidificar a aprendizagem através da CoP online promovemos dois ciclos de formação, um presencial e um online. Em ambas as intervenções visamos o desenvolvimento das competências do Questionamento e da Argumentação por entendermos que estas são competências instrumentais para o desenvolvimento do Pensamento Crítico e da reflexão essenciais ao docente na revisão constante de suas práticas. Nas sessões online, realizadas com o apoio do Skype e concretizadas no software ArguQuest para dinamizar atividades práticas no desenvolvimento das competências do Questionamento e da Argumentação do professor, oportunizando a este a construção coletiva de estratégias alternativas de ensino e de aprendizagem, fundamentadas no ensino ativo. O estudo foi realizado através dum estudo de caso único, alicerçado no paradigma naturalista e de abordagem qualitativa. Os dados de cariz numérico fundamentaram as análises qualitativas, promovendo também a triangulação dos dados. As interações entre os professores foram analisadas através do modelo IAM (Interaction Analysis Model) proposto por Gunawardena, Lowe e Anderson (1997), que tem como objetivo determinar se o conhecimento foi cosntruído através das interações e qual o grau de mudança do entendimento decorrente das interações. Para verificar esta construção do conhecimento analisamos os excertos de episódios interativos com apoio do software de análise qualitativa WebQDA (Neri de Souza, Costa & Neri de Souza, 2012). A análise das situações de aprendizagem planejadas e desenvolvidas demonstraram que as TIC, nomeadamente os softwares sociais, podem ser aplicados com eficiência no desenvolvimento de competências dos professores em exercício, apresentando-se como alternativa para a promoção da formação continuada de docentes. Em relação ao desenvolvimento das competências do Questionamento e da Argumentação, percebemos que os docentes foram sensibilizados para trabalhar com uma metodologia interativa, promovendo um ambiente favorável à aprendizagem ativa. Através da aplicação adaptada do modelo de construção de conhecimento preconizado no ArguQuest, foi possível acompanhar a prática do docente junto aos seus alunos, ampliando o seu repertório didático, e, sobretudo, implantando uma forma de aprender fundamentada na construção compartilhada de Questionamentos e Argumentos.
This study was conducted under the continuing teacher training through interactions in an online Practice Community (CoP online). In CoPs occur the share of doubts and common problems for teachers. When the interactions are mediated by computers, whether synchronous or asynchronous, they go beyond the barriers of space and time, and help teachers in their daily lives which are invariably taken by multiple activities. In this research we outlined the following objectives : i ) To build an online CoP in an virtual space for interaction among participants; ii ) To understand the interactions through a CoP online as a step in building skills/competence; iii ) to create and develop a program of online training courses with a view to develop the skills of questioning and arguing, and iv ) to evaluate the impact of this training through online CoP in the development of the argumentation and questioning skills as a strategy to promote active learning. As a strategy, we decided to promote the interactions through the Facebook because it does not demand any costs to the participants and because it met the existing virtual presence. Teachers from AESGA (Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns), located in the countryside of Pernambuco, Brazil, took part in the interactions. The interactions happened from April 2012 until March 2013, in a closed community, where teachers could become a membership by invitation. To solidify the learning through the online CoP two courses were promoted: one in a classroom and another online. In both interventions the aim was to develop the skills of questioning and arguing, because it is believed that these skills are essential to the development of critical thinking and reflection, which are crucial to the teachers in a constant review of their own practice. In the online sessions, held with the support of Skype and with the help of the software ArguQuest, to make the activities more dynamic in the practice of developing the skills of questioning and Arguing among the teachers, providing opportunities to a collective construction of alternative strategies for teaching and learning, based on active teaching. The study was conducted through a single case study based on the naturalistic paradigm and a qualitative approach. The numeric data substantiated the qualitative analysis, promoting the triangulation of data as well. The interactions among teachers were analyzed by the model IAM (Interaction Analysis Model - IAM) proposed by Gunawardena, Lowe and Anderson (1997), which aims to determine if the knowledge was constructed through interactions and what was the degree of change in understanding as a result of these interactions. To verify this knowledge construction, some interactive episodes were analyzed with the support of the qualitative analysis software WebQDA (Neri de Souza, Costa, & Neri de Souza, 2012) . The analysis of the planned and developed learning situations demonstrate that the ICT, which is known here as a social software, can be applied effectively in the development of skills for teachers , presenting itself as an alternative to promote the continuing teachers education. Particularly in relation to developing the skills of questioning and arguing, it was realized that teachers were touched to work with students through an interactive methodology, fostering a pleasant atmosphere to active learning. Through the adapted application of the model of the knowledge construction done in the ArguQuest, it was possible to follow the teachers practice with their students, expanding their teaching repertoire, and, above all, implementing a form of learning based on the shared construction of Questions and Arguments.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/13137
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
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