Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13051
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMorais, Nídiapt
dc.contributor.authorRamos, Fernandopt
dc.date.accessioned2014-12-22T14:45:11Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13051-
dc.description.abstractNo âmbito deste artigo apresentam-se resultados parciais de uma investigação que teve como principal finalidade conhecer a perceção os estudantes do Ensino Superior Público Português (ESPP) no uso das Tecnologias da Comunicação no Suporte à Aprendizagem (TCSA). Para a prossecução dos objetivos traçados, desenvolveu-se um estudo descritivo e exploratório de âmbito nacional e optou-se pela disponibilização de um questionário online para a recolha de dados. Neste artigo evidenciam-se os resultados que dizem respeito à perceção dos estudantes sobre: (i) disponibilização de TCSA pelas instituições de ESPP; (ii) o tipo de unidades curriculares que usam TCSA; (iii) as principais finalidades de uso das TCSA; (iv) o uso que os docentes fazem das TCSA; e (v) as atividades promovidas com recurso às TCSA. Os resultados alcançados permitem concluir que o acesso às TCSA nas instituições de ESPP é gratuito, sendo usadas em grande parte das unidades curriculares. Em termos de finalidades de uso, a tendência das repostas sugere que a maioria dos estudantes usa as TCSA para a consultar e recolher informações e/ou conteúdos relacionados com a aprendizagem. A pertinência e o principal contributo do estudo realizado são o de permitir a identificação e a caracterização da situação atual do ESPP quanto ao uso de TCSA por parte dos seus estudantes.pt
dc.description.abstractWithin this article we present some results of an investigation that aimed to identify and characterize the students’ use of Communication Technologies to Support Learning (CTSL) in Portuguese Public Higher Education (PPHE). In order to achieve the goals set, a nationwide descriptive study was developed and an online questionnaire was elaborated and provided for data collection. This article presents the results obtained concerning the students’ perception about: (i) the provision of CTSL by PPHE; (ii) the type of classes that use CTSL; (iii) the main purposes of using CTSL; (iv) the teachers’ use of CTSL; and (v) the activities promoted through the use CTSL. The main results obtained allow us to conclude that the access to CTSL in the PPHE is free, and the CTSL are used in most classes. In terms of use purposes, the results suggest that most students use CTSL to access and gather information and / or content related to their learning activities. The relevance and main contribution of this study is to enable the identification and characterization of the current situation regarding the student´s use of CTSL in PPHE.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherIEEEpt
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEstudantespt
dc.subjectUsopt
dc.subjectEnsino Superiorpt
dc.subjectTecnologias da Comunicaçãopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.titleA perceção dos estudantes sobre o uso de tecnologias da comunicação no ensino superior público portuguêspt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date18-21 Junho, 2014pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.titleCISTI 2014: 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologiespt
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.identifier.doi10.1109/CISTI.2014.6876940pt
Appears in Collections:DigiMedia - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
27.pdf549.67 kBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.