DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Biodiversidade no 1º CEB : um estudo de caso
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1299

title: Biodiversidade no 1º CEB : um estudo de caso
authors: Raposo, Maria Clara Silva
advisors: Marques, Luís Manuel Ferreira
Gonçalves, Fernando
keywords: Educação em ciências
Formação de professores
Ensino das ciências
Biodiversidade
Diversidade biológica
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo pretende principalmente analisar o impacte, nas percepções da Professora Colaboradora no projecto, da implementação de um Plano de Formação para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, baseado na temática curricular – Biodiversidade. Este Plano de Formação é desenvolvido e avaliado na perspectiva do Ensino das Ciências orientado pelo modelo do Ensino por Pesquisa. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um Estudo de Caso. Diversos instrumentos foram utilizados para recolha de dados, como: entrevista, diário de pesquisa, reflexões da Professora Colaboradora e da Investigadora bem como materiais didácticos construídos e implementados. Esta investigação, apesar de algumas limitações, aponta resultados positivos ao nível da motivação e sensibilização para a mudança de práticas lectivas da Professora Colaboradora. ABSTRACT: This study mainly aims to analyse the impact on teacher’s perceptions of the designing and implementation of a science educational plan for primary school teachers, based on a curricular topic – Biodiversity. This plan, carefully assessed, is developed within a framework close to the guidelines provided by science education research. From a methodological perspective, it is a case study, and several tools have been chosen to gather the date, i.e. interviews, research report, teacher’s reflection and designed curricular materials. The resultants reveal that, despite some limitations, the plan has a positive impact on teacher’s perceptions and motivation.
description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º CEB
URI: http://hdl.handle.net/10773/1299
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2007001335.pdf2.76 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2