Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/12842
Título: A influência do play-along com CD numa aprendizagem positiva do fagote
Autor: Pereira, Andreia Marisa Neves
Orientador: Correia, Jorge Salgado
Palavras-chave: Ensino da música
Emoções
Técnicas musicais - Processos de aprendizagem
Instrumentos musicais - Fagote
Interpretação musical - Emoções
Interpretação musical - Aspetos psicológicos
Motivação
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo incide sobre a capacidade das emoções positivas criarem recursos valiosos para os alunos de música, mas também pelo facto de poderem funcionar como agente essencial para a eficácia e continuidade do estudo do instrumento. A partir da Teoria do Alargamento e Construção das Emoções Positivas de Barbara Fredrickson, estabelecemos um paralelo com a ferramenta pedagógica play-along com CD, como ferramenta potencialmente motivadora e potenciadora quer de recursos e aptidões valiosos para os instrumentistas quer do alargamento do reportório de pensamento-ação dos indivíduos. Esta ferramenta trabalhada em conjunto com estratégias assentes nas emoções positivas, torna-se assim, imprescindível para os alunos do 1º e 2º graus que estão em fase inicial da sua formação musical, bem como da construção da sua motivação intrínseca, principalmente, num instrumento com tantas complexidades como é o caso do fagote.
The presente study focuses in teh capacity of positive emotions being able to create valuable resources for music students, but also by the fact that they can function as na essential agente for the instrumental efficiency and its continuity. From Barbara Fredrickson’s Broaden-and-Build Theory we established a parallel with the pedagogical tool play-along with CD, as a potentially motivating tool and fosterer of valuable resources and skills for the performers, as well as of the individuals’ thought-action repertoire. This tool used together with strategies based on positive emotions becomes indispensable for first and second grade students, who are at the beginning of their musical studies as well as of their intrinsic motivation building, namely, in na instrument with so many complexities such as the bassoon.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12842
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A influencia do play-along com CD numa aprendizagem positiva do fagote.pdf9.65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.