Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12841
Title: Grounding human vocabulary in robot perception through interaction
Other Titles: Formação do significado perceptual das palavras através de interacção
Author: Chauhan, Aneesh
Advisor: Lopes, Luís Seabra
Keywords: Engenharia de software
Robótica
Interacção homem-robô
Inteligência artificial
Aprendizagem automática - Vocabulário
Percepção visual - Robots autónomos
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: This thesis addresses the problem of word learning in computational agents. The motivation behind this work lies in the need to support language-based communication between service robots and their human users, as well as grounded reasoning using symbols relevant for the assigned tasks. The research focuses on the problem of grounding human vocabulary in robotic agent’s sensori-motor perception. Words have to be grounded in bodily experiences, which emphasizes the role of appropriate embodiments. On the other hand, language is a cultural product created and acquired through social interactions. This emphasizes the role of society as a source of linguistic input. Taking these aspects into account, an experimental scenario is set up where a human instructor teaches a robotic agent the names of the objects present in a visually shared environment. The agent grounds the names of these objects in visual perception. Word learning is an open-ended problem. Therefore, the learning architecture of the agent will have to be able to acquire words and categories in an openended manner. In this work, four learning architectures were designed that can be used by robotic agents for long-term and open-ended word and category acquisition. The learning methods used in these architectures are designed for incrementally scaling-up to larger sets of words and categories. A novel experimental evaluation methodology, that takes into account the openended nature of word learning, is proposed and applied. This methodology is based on the realization that a robot’s vocabulary will be limited by its discriminatory capacity which, in turn, depends on its sensors and perceptual capabilities. An extensive set of systematic experiments, in multiple experimental settings, was carried out to thoroughly evaluate the described learning approaches. The results indicate that all approaches were able to incrementally acquire new words and categories. Although some of the approaches could not scale-up to larger vocabularies, one approach was shown to learn up to 293 categories, with potential for learning many more.
Esta tese aborda o problema da aprendizagem de palavras em agentes computacionais. A motivação por trás deste trabalho reside na necessidade de suportar a comunicação baseada em linguagem entre os robôs de serviço e os seus utilizadores humanos, bem como suportar o raciocínio baseado em símbolos que sejam relevantes no contexto das tarefas atribuídas e cujo significado seja definido com base na experiência perceptiva. Mais especificamente, o foco da investigação é o problema de estabelecer o significado das palavras na percepção do robô através da interacção homemrobô. A definição do significado das palavras com base em experiências perceptuais e perceptuo-motoras enfatiza o papel da configuração física e perceptuomotora do robô. Entretanto, a língua é um produto cultural criado e adquirido através de interacções sociais. Isso destaca o papel da sociedade como fonte linguística. Tendo em conta estes aspectos, um cenário experimental foi definido no qual um instrutor humano ensina a um agente robótico os nomes dos objectos presentes num ambiente visualmente partilhado. O agente associa os nomes desses objectos à sua percepção visual desses objectos. A aprendizagem de palavras é um problema sem objectivo pré-estabelecido. Nós adquirimos novas palavras ao longo das nossas vidas. Assim, a arquitectura de aprendizagem do agente deve poder adquirir palavras e categorias de uma forma semelhante. Neste trabalho foram concebidas quatro arquitecturas de aprendizagem que podem ser usadas por agentes robóticos para aprendizagem e aquisição de novas palavras e categorias, incrementalmente. Os métodos de aprendizagem utilizados nestas arquitecturas foram projectados para funcionar de forma incremental, acumulando um conjunto cada vez maior de palavras e categorias. É proposta e aplicada uma nova metodologia da avaliação experimental que leva em conta a natureza aberta e incremental da aprendizagem de palavras. Esta metodologia leva em consideração a constatação de que o vocabulário de um robô será limitado pela sua capacidade de discriminação, a qual, por sua vez, depende dos seus sensores e capacidades perceptuais. Foi realizado um extenso conjunto de experiências sistemáticas em múltiplas situações experimentais, para avaliar cuidadosamente estas abordagens de aprendizagem. Os resultados indicam que todas as abordagens foram capazes de adquirir novas palavras e categorias incrementalmente. Embora em algumas das abordagens não tenha sido possível atingir vocabulários maiores, verificou-se que uma das abordagens conseguiu aprender até 293 categorias, com potencial para aprender muitas mais.
Description: Doutoramento em Engenharia Informática
URI: http://hdl.handle.net/10773/12841
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DETI - Teses de doutoramento

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