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 Acontecimentos reais como estratégia para o ensino das ciências no 1º ciclo do ensino básico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1280

title: Acontecimentos reais como estratégia para o ensino das ciências no 1º ciclo do ensino básico
authors: Sá, Emília Malta Pinto de
advisors: Martins, Isabel
keywords: Ensino das ciências
Estratégias da aprendizagem
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O conhecimento científico crescente, a evolução das sociedades, bem comoo desenvolvimento das tecnologias reflectem-se na via diária do ser humano. A actividade humana continua a degradar de forma irremediável o ambiente noqual estamos inseridos e existe um grave risco de que a capacidade doplaneta para renovar os recursos naturais seja insuficiente para atender àsnecessidades das futuras gerações. Como tal, torna-se urgente que nas actuais sociedades democráticas, os jovens actuem como cidadãosinformados, capazes de tomar decisões de uma forma responsável, numacomunidade crescente que assume a ciência e a tecnologia como elementosreferenciais da sociedade do tempo presente e futuro e que desafia aeducação, formal e não formal, a desempenhar um papel activo na formaçãopara uma cidadania mais ampla que exige que os cidadãos compreendammelhor tais questões para poderem exercer um papel regulador na preservação ou reposição de equilíbrios entre a herança natural e social e odesenvolvimento, na procura da sustentabilidade. Cada vez mais a escola tem um papel fundamental no sentido de ser capazde alertar para a intervenção dos cidadãos na sociedade. Perante estas exigências é preciso repensar as finalidades, as metodologias, as estratégias,enfim, o papel do professor e do aluno no ensino-aprendizagem das ciênciasdesde muito cedo. Ensinar ciências numa perspectiva CTS, partindo de acontecimentos reais familiares aos alunos, com impacte local, nacional ou até mundial, onde osconteúdos se assumem como relevantes para dar sentido aos temas eproblemas, é uma via que se afigura muito promissora para motivar os alunospara a aprendizagem das ciências e simultaneamente proporcionar-lhes uma visão mais autêntica da influência da ciência na sociedade e desta na própriaciência. Esta perspectiva de ensino, relevando a necessidade de educar para aparticipação do cidadão e sua tomada de decisões na sociedade do conhecimento científico e tecnológico, apontam para uma educação centradana promoção de capacidades de pensamento crítico e de valores, e contribui,em larga medida, para a promoção da cultura científica dos cidadãos. Assim, foi intenção deste estudo procurar saber, “como aproveitar um acontecimento real para conceber, implementar e avaliar estratégias CTS desala de aula, no âmbito do ensino das ciências, no 1º ciclo do ensino básico”. Foi escolhido o tema dos “Incêndios do Verão de 2003” para o desenvolvimento das estratégias, por se considerar que tinha sido umacontecimento vivido por todos com muita intensidade, que se tornoucatástrofe nacional nessa época, pois diariamente eram notícia nos órgãos decomunicação social. Além disso, alguns alunos eram filhos de bombeiros e eles próprios foram testemunhas de alguns episódios de incêndios emhabitações, fábricas e pinhais da região. A implementação da Unidade foi realizada com uma turma do 1º e 3º ano dealunos do 1º ciclo do Ensino Básico da escola EB1 Corredoura 1 em Paramos,Espinho, no ano lectivo de 2003/2004. De acordo com o objectivo do estudo seguiu-se uma metodologia de carácter exploratório com o intuito de descrever e interpretar uma situaçãoparticular e, concordantemente, sem a preocupação de generalizar osresultados obtidos. As potencialidades das estratégias CTS implementadas foram avaliadasrecorrendo à técnica de observação directa como principal método de recolhade dados. Na avaliação da proposta didáctica, os dados recolhidos evidenciaram: aprendizagens alcançadas e competências adquiridas no domínio dosconteúdos de ciências a ensinar; compreensão de aspectos tecnológicos dotema; aquisição de atitudes e comportamentos perante o tema na suadimensão social; do que se pode concluir que as estratégias CTS utilizadaspotenciaram aprendizagens no domínio da ciência, da tecnologia e dasociedade. Simultaneamente, a utilização deste tipo de estratégias promoveu amotivação dos alunos para a aprendizagem das ciências, pelo que todos reconheceram como útil a realização de mais trabalhos com esta orientação. Como contributo do estudo, destaca-se o conjunto de situações, actividades e materiais concebidos que os professores poderão utilizar no futuro, nocontexto das suas aulas ou como fonte de inspiração para outros trabalhos. Como destinatários deste trabalho referem-se os autores de manuaisescolares, os Centros de Formação de Professores, os responsáveis pelaconstrução e revisão dos programas curriculares e ainda os investigadores da perspectiva CTS para o ensino das Ciências. ABSTRACT: The increasing scientific knowledge, the evolution of societies, as well as thedevelopment of technologies are reflected on human being’s everyday life.Human activity continues to degrade in an irremediable way the environment inwhich we are inserted and there is a great risk that the planet’s capacity of renewing the natural sources will not be enough to attend to future generationsneeds. So, it becomes urgent that in the actual democratic societies, youngpeople act like informed citizens, able to take decisions in a responsible way, in a growing community which assumes science and technology as referenceelements of the society of the present and the future, and which challengeseducation, formal and not formal, performing an active role in the formation of awider society which claims citizens to better understand such questions, so thatthey can exercise a regulating role in preservation or replacement of balancebetween the natural and social inheritance and development, in search ofsustainable future. More and more, school has an essential role in the sense that it is capable ofcalling the attention for citizens’ intervention in society. Before these demands itis necessary to reconsider purposes, methodologies, strategies, in short, therole of both teacher and student in teaching learning of science since a veryearly stage. Teaching science in a STS perspective, starting from students real andfamiliar events, with local, national and even world impact, where contents arerelevant to give sense to themes and problems, it is a very promising way to motivate students to learn science and at the same time give them a moreauthentic view of science’s influence in society, and of society’s in science. Thisteaching perspective, showing the need of educating for a citizen’s participation and taking decisions in a scientific and technological knowledge society, pointout for an education centred in promoting the capacity of critical thought andvalues, and contributes, in a large scale, for the promotion of citizens scientific culture. So, the purpose of this study was to try to find out “how to profit from a realevent, to conceive, insert and evaluate classroom STS strategies of scienceteaching on the First Cycle of Basic Education. “Summer2003 destructive fires” was the theme chosen for the strategies’ development, as it was considered an event lived intensely by everyone, whichbecame a natural catastrophe at the time, as it was daily news on every newsservices. Besides, some students were the children of firemen, and witnessedsome incidents with the fires in homes, factories and pine-woods of the area. The Unit’s implementation was carried out with a class of 1st and 3rdgrade students of the First Cycle of Basic Education, from “EB1 Corredoura 1” school in Paramos, Espinho, in 2003/2004 school year. According to the aim of the study, a methodology of exploratory nature wasfollowed, with the intention of describing and understanding a specific situation,without worrying about generalizing the results. The potentialities of the implanted STS strategies were evaluated accordingto direct observation technique as the main method of gathering data. In the evaluation of the didactic proposal, the gathered data have shown:learning achieved and competences acquired in the domain of sciencecontents though; understanding of the theme’s technological aspects;acquisition of attitudes and behaviours before the social dimension of thetheme; one can conclude that the STS strategies used powered learning in the domain of science, technology and society. Simultaneously, the use of this kind of strategies have promoted studentsmotivation for learning sciences, and everyone has acknowledged as useful,the accomplishment of more work done under this orientation. As a study contribution, the whole of situations, activities and conceivedmaterials which teachers will be able to use in the future in their classescontext or as an inspiration source for other works, are highlighted here. The authors of textbooks, as well as the Teachers Education Centres, theones in charge of making and revising school programmes and theinvestigators of the STS perspective for the Science School teaching, are theaddressees of this work.
description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1280
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