Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Carlos Fernandes dapt
dc.contributor.authorFernandes, Maria de Fátima Valente Martinspt
dc.date.accessioned2014-11-05T16:29:02Z-
dc.date.available2014-11-05T16:29:02Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12767-
dc.descriptionMestrado em Psicologia - Psicologia Clínica e da Saúdept
dc.description.abstractEste estudo exploratório teve como principal objectivo caracterizar os rendimentos das subescalas da WISC-III como método de análise do perfil cognitivo de crianças e adolescentes com Insucesso Escolar. Como Participantes avaliámos 48 crianças referenciadas por dificuldades de aprendizagem e/ou por apresentar comportamentos disruptivos na Escola, sendo 28 do género masculino e 21 do género feminino, com idades abrangidas entre os 6 e os 16 anos e 11 meses. A Escala de Inteligência para Crianças – 3ª edição (WISC-III), foi aplicada para avaliar as Funções Cognitivas, e para comparação do nível Sócio-Económico foi utilizado o questionário Índice de Graffar. Neste estudo, encontrámos um Q.I. Total de 82,73% e um QI verbal superior ao de realização (84,85% vs 84,77%). Comparando os Índices Factoriais, o Índice de Velocidade de Processamento é o que apresenta valor mais elevado e o Índice de Compreensão Verbal apresenta o valor mais baixo. Este ensaio possibilitou ter um melhor conhecimento da problemática do Insucesso Escolar, das Dificuldades de Aprendizagem e das limitações cognitivas que lhe estão associadas.pt
dc.description.abstractThis research study had as main objective to characterize the performance of subscales of the WISC-III as a method of analysis of the cognitive profile of children and adolescents with school failure. We assessed 48 children referred by learning disabilities and/or disruptive behaviors at school, being the 28 males and 21 female, with ages covered between 6 and 16 years and 11 months. The Scale of Intelligence for Children – 3rd Edition (WISC-III), was applied to evaluate the cognitive functions and for comparison of socio-economic level was applaied the query of the Graffar index. In this study, we found a Total IQ of 82.73% and a verbal IQ that presents higher then Realization IQ (84.85% vs 84.77%). Comparing the Factorials indexes, the processing speed index is the highest value presented and the Verbal comprehension Index presents the lowest value. This study made it possible to have a better understanding of school failure issue, learning disabilities and cognitive limitations that are associated.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia clínicapt
dc.subjectInsucesso escolarpt
dc.subjectInteligênciapt
dc.subjectEscala de inteligência de Wechlerpt
dc.subjectNeuropsicologiapt
dc.subject.otherWISC-IIIpt
dc.subject.otherInvestigaçãopt
dc.subject.otherAvaliação neuropsicológicapt
dc.subject.otherTestes neuropsicológicospt
dc.subject.otherInteligência e insucesso escolarpt
dc.titleInteligência e insucesso escolarpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201584719-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese742 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.