Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/12699
Título: Do contraponto ao pop/rock : um estudo de caso em A.T.C.
Autor: Tavares, Ana Ester Azevedo da Silva
Orientador: Carvalho, Sara
Palavras-chave: Ensino de música
Contraponto - Música
Linguagem musical
Análise musical
Técnicas musicais
Géneros musicais
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho propõe uma abordagem diferente e complementar ao ensino do contraponto de espécies, conteúdo lecionado nas escolas de música oficiais no 6º grau na disciplina de Análise e Técnicas de Composição (A.T.C.). Ao partir de um cantus firmus pop/rock ao invés de cantus firmi modais ou tonais, pretende-se que os alunos compreendam que o contraponto é uma técnica de composição que, embora seja centenária, tem aplicações transversais a vários estilos e géneros musicais da atualidade.
The present document proposes a different and complementary approach to species counterpoint, which is taught in the official music schools on the 6th grade, in the subject of Analysis and Composition Techniques (A.T.C.). Using a pop/rock derived cantus firmus as a basis instead of the modal or tonal cantus firmi, we intend that the students understand that the counterpoint is a composition technique which, although it’s centenary, it has transversal applications to various musical styles and genres of the present day.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12699
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf3.13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.