Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12651
Title: Qualidade, sustentabilidade e FCS: o caso de uma IES privada no Brasil
Author: Martins, Harley dos Santos
Advisor: Loureiro, Sandra
Amorim, Marlene Castro
Keywords: Gestão industrial
Ensino superior - Brasil
Engenharia de produção - Ensino - Brasil
Sucesso escolar
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho de investigação foi realizado com o objetivo geral de se descobrir quais são os Fatores Críticos de Sucesso e os aspectos chaves de qualidade e sustentabilidade, a serem considerados no ensino de Engenharia de Produção em um IES privada no Brasil. No presente estudo de caso executou-se uma revisão teórica sistemática nas áreas temáticas da pesquisa, que propiciou a criação de um framework que define os 7 Fatores Críticos de Sucesso ao ensino de Engenharia de Produção, apontando sua divisão nas áreas de qualidade e sustentabilidade, e, por fim, a subdivisão em 6 subáreas de ações operacionais a serem consideradas pela gestão de IES para alcançar melhorias de desempenho em suas atividades. Posteriormente ao levantamento teórico, foi realizado o estudo de caso propriamente dito, que dividiu-se em duas etapas, uma qualitativa e uma quantitativa. Na primeira elaborou-se um roteiro de entrevista em profundidade aplicada a um terço do corpo docente do curso em estudo, captando a impressão destes sobre as temáticas em estudo voltadas à execução de suas atividades. Os dados obtidos foram organizados com o auxílio do software WebQDA, gerando ideias do que deve ser trabalhado para melhorar as condições e resultados do referido curso. A etapa quantitativa foi iniciada com a elaboração de um questionário on-line, desenvolvido a partir do enquadramento teórico e da informação obtida na parte qualitativa do estudo, que envolveu respostas de cerca de dois terços dos discentes de Engenharia de Produção. A informação foi recolhida através de um formulário disponibilizado pelo googledocs, e os resultados foram analisados com o auxílio do software SPSS, permitindo conhecer as expectativas e percepções dos alunos e, consequentemente, os gaps provenientes a serem trabalhados. Finalmente, o estudo revelou que para aspectos de qualidade, os pontos de tangibilidade, como infraestrutura geral, laboratórios técnicos específicos, cantina e biblioteca, precisam ser melhorados, e, para aspectos de sustentabilidade, surge a necessidade de melhorar as formas de divulgação do curso, captação de alunos e propostas para a retenção dos mesmos para outros cursos e projetos da IES. Deste modo, o trabalho desenvolvido atingiu seu objetivo e se mostrou válido para aplicações na IES e em outros cursos da mesma (com as devidas adaptações). Fica como recomendação final aplicar o estudo periodicamente para se captar as mudanças situacionais que ocorrerem, manter um controle eficiente dos aspectos estudados e gerar melhorias contínuas no curso estudado e na própria IES.
This research work was conducted with the general purpose to uncover which are the Critical Success Factors and the Quality and Sustainability key aspects, to be considered in the Education in Production Engineering in a private Higher Education Institution in Brazil. In the present case study a systematic theoretical revision in thematic areas of research was conducted, which allowed the development of a framework, which defines 7 Critical Factors of Success to the Education in Production Engineering, suggesting its division in the areas of Quality and Sustainability, as well as its subdivision in 6 operational sub-areas to be considered by the Higher Education Institution’s Management in order to achieve improvements in the performance of their activities. After the theoretical research, an in depth case study was conducted, which involved two stages, a qualitative and a quantitative one. In the first stage an in-depth interview script was elaborated and applied to a third of the students of the mentioned course, collecting their impressions about the studied themes towards the execution of their activities. The obtained data were organized by using the WebQDA Software, generating then ideas of what should be addressed in order to improve the course’s conditions and results. The quantitative stage was initiated with the elaboration of an online questionnaire, supported by the theoretical framework and the information collected in the qualitative stage. The questionnaire was completed by approximately two-thirds of the Production Engineering students through a form available by googledocs, and the results were analyzed with the aid of the SPSS Software, which enabled the understanding of students’ expectations and perceptions, and hence the exposed gaps to be corrected. Finally, this study revealed that, for aspects of quality, the tangible points, such as, general infrastructure, specific technical laboratories, canteen and library must be improved. In what concerns the sustainability aspects, there is a need to improve the forms of marketing of the course, the ways to attract new students and the proposals to retain and redirect them to other courses and projects of the Educational Institution. This way, this work developed fulfilled its goal and proved to be valid for further application in the studied Higher Educational Institution and course as well as in its other different courses, with proper adaptations. As a final recommendation, this study should be periodically applied in order to capture situational changes that occur, to maintain an efficient control of the studied aspects and generate continuous improvements in the studied course, and in the institution itself.
Description: Doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/12651
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese2.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.